Samsung anuncia memória flash com 256GB de capacidade para smartphones

IDG News Service
25/02/2016 - 13h19
Gigante sul-coreana informou que já começou a produção em massa de chips de alta capacidade de armazenamento

Seu próximo telefone pode vir com capacidade de 256 GB de armazenamento graças a Samsung.

A gigante sul-coreana anunciou nessa quinta-feira (25) que começou a produzir em massa memórias flash com capacidade de 256 GB para smartphones e outros dispositivos. 

A nova memória é menor do que um cartão microSD e sua alta capacidade de armazenamento se dá graças a tecnologia de ponta da Samsung, a V-Nand.

Baseado na especificação Universal Flash Storage (UFS) 2.0, o chip de memória é quase duas vezes mais rápido que drives sólidos de armazenamento estilo SATA que vão em PCs, disse a companhia. 

Além disso, a tecnologia usa duas vias de transferência de dados para alcançar velocidades superiores a 850 megabytes por segundo. 

Segundo a Samsung, isso significa que você conseguirá transferir um filme full HD em cerca de 12 segundos sobre um cabo USB 3.0, assumindo que um filme de 90 minutos tenha, em média, cerca de 5 gigabytes.  

A nova memória também suporta o que a Samsung chama de “reprodução ultra-transparente HD e funcionalidade multitarefa”. Em resumo, aparelhos que vierem com tal memória flash permitirão que você conduza tarefas ao mesmo tempo, como ver um filme 4K e acessar um aplicativo simultaneamente. 

Agora, se esse sonho se encontrará com a realidade em breve, depende de muitos fatores específicos de cada aparelho, como capacidade de processamento.

Por que isso importa: Adicionar maior capacidade de armazenamento em smartphones sempre é uma coisa boa, especialmente quando esperamos melhor performance de nossos aparelhos desde para enviar um simples e-mail como para um game de realidade virtual. 

Fora isso, sistemas operacionais estão se tornando cada vez mais complexos e requerem maior espaço para isso - então, as reservas em memórias de 16GB podem se tornar insuficientes para os próximos dispositivos.