Sony apresenta câmera vestível que pode ser colocada na gola da camisa

IDG News Service
22/02/2016 - 16h31
Companhia apresentou outros dois produtos conceituais: uma projetor que responde a toque, voz e gestos e um hub para smart home

Durante a Mobile Word Congress, que acontece essa semana em Barcelona, a Sony está levando mais do que anúncios de novos smartphones.

A companhia está tentando também colocar seus pés no futuro com três produtos conceitos Xperia, que enfatizam o aprendizado de máquina e interações naturais.

O primeiro conceito chamado de "Xperia Eye" é uma câmera vestível pequena com lentes grande-angulares que poderia ser abotoada a uma camisa, por exemplo. 

A Sony vende o produto como um “obturador inteligente” que pode tirar automaticamente fotos e vídeos quando reconhece os rostos das pessoas e vozes. A ideia é preservar os momentos sem pensar sobre a tecnologia, disse a Sony. Porém, o produto não deixa de ser um pouco assustador, uma vez que poderia gravar outras pessoas sem o conhecimento das mesmas. 

Outro projeto é o "Xperia Projector", uma espécie de projetor de curto alcance que responde a voz, toque e gestos. A Sony imagina que o produto estaria dentro de um smartphone ou tela touchscreen grande, com a capacidade de "enriquecer, capacitar e estimular a comunicação criativa."

O último conceito da Sony é o Xperia Agent, um dispositivo que controla produtos inteligentes da casa através de voz e gestos. Soa bem similar ao Echo da Amazon, mas com uma câmera e um projetor interno. 

No entanto, mantenha em mente que a Sony não anunciou ainda preços ou datas de lançamento para nenhum desses conceitos. Na melhor das hipóteses, eles parecem estar em progresso,  então não há nenhuma garantia de que eles, de fato, cheguem às “prateleiras”. 

Enquanto isso, a Sony está lançando acessórios menos futurísticos para o Xperia.

O Xperia Ear é um botão para o ouvido com conexão Bluetooth que acompanha um app para smartphones Android e permite que usuários ditem mensagens, chequem seus horários e obtenham informações da Internet por meio de comandos de voz. 

Um produto similar para carros, chamado de RM-X7BT, consiste em uma unidade de comando para aceitar comandos de voz e um módulo adaptador que transmite áudio ao sistema de som do veículo. Ambos estão chegando nesse trimestre, com preços ainda não anunciados.