MWC 2016 vira palco de "guerra particular" entre Samsung e LG

Luiz Mazetto, de Barcelona*
22/02/2016 - 08h00
Rivais sul-coreanas apresentaram seus novos smartphones top de linha Galaxy S7 e LG G5 no mesmo dia em Barcelona, na véspera do início oficial do MWC 2016.

As gigantes sul-coreanas Samsung e LG levaram toda a sua rivalidade histórica para Barcelona, na Espanha, neste final de semana, com os aguardados lançamentos do Galaxy S7 e S7 Edge e do LG G5, respectivamente.

As fabricantes apresentaram seus mais novos smartphones top de linha durante eventos grandiosos realizados com apenas poucas horas de diferença neste domingo, 21/2, antes do início oficial do Mobile World Congress 2016, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e que acontece até a quinta-feira, 25/2, na cidade espanhola.

Coincidências

Além disso, os anúncios tiveram diversas coincidências, já que tanto o LG G5 quanto o Galaxy S7 e S7 Edge possuem o recurso de “always on display”, ou seja, que mantém a tela sempre ligada para mostrar informações básicas, como hora, data e duração de bateria.

E não foi só isso, as empresas até citaram dados iguais, de que olhamos cerca de 150 vezes ao dia para a tela do nosso smartphone, antes de revelarem a novidade – vale notar que o recurso já tinha sido usado de forma um pouco diferente no LG V10.

galaxys7_625.jpg

Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge foram apresentados durante evento para cerca de 5 mil pessoas em Barcelona

Câmeras 360 graus

Outra coisa em comum dos eventos deste domingo é que ambos tiveram anúncios de câmeras de 360 graus. Enquanto a Samsung revelou a Gear 360, a LG apresentou a sua 360 VR.

Com um design menor e uma espécie de tripé que a mantém estabilizada, a Gear 360, da Samsung, possui duas lentes olho de peixe com capacidade de 15MP e é compatível com os novos Galaxy S7 e S7 Edge, além dos aparelhos da linha Galaxy S6 e Galaxy Note 5. 

Já a Gear 360, da LG, é bem maior e se parece uma “versão de Itu” do robô BB-8 do filme Star Wars: O Despertar da Força. O aparelho pode ser usado para que o usuário possa vigiar sua casa à distância e ainda conta com um recurso de petcare, para poder cuidar e até brincar com seu bichinho de estimação.

Samsung mais “segura”

 

No geral, o sentimento que ficou é que a Samsung “jogou” de forma mais segura, trazendo melhorias importantes, mas sem grandes inovações, além de ter trazido de volta um recurso simples que ficou ausente do Galaxy S6: o slot de microSD. Talvez isso possa se explicar pela posição de liderança da fabricante sul-coreana no mercado, enquanto que a rival LG precisou arriscar mais, o que realmente fez com o novo G5, para tentar conquistar uma participação mais significativa na indústria de smartphones.

*o jornalista viajou para Barcelona a convite da Intel