LG tenta criar seu próprio smartphone "modular" com o novo LG G5

Luiz Mazetto, de Barcelona*
21/02/2016 - 21h47
Aparelho apresentado em Barcelona neste domingo, 21/2, traz visual renovado em metal, bateria removível de maneira inusitada e

A LG cumpriu o que tinha anunciado há alguns dias e revelou neste domingo, 21/2, em Barcelona, o seu aguardado novo smartphone top de linha, o LG G5. Saiu o visual mais sóbrio e sério do LG G4, que incluía modelos feitos de couro em troca de uma comunicação muito mais jovem (e meio maluca em alguns momentos) e um design totalmente renovado.

Cercada por muita música eletrônica e vídeos um tanto estranhos (e divertidos), a apresentação do aparelho aconteceu para um público de cerca de 2 mil pessoas e foi realizada um pouco antes da rival histórica Samsung anunciar o seu carro-chefe Galaxy S7.

Apesar de configurações fortes como tela Quad HD de 5,3 polegadas, chip Qualcomm Snapdragon 820, 4GB de RAM, 32GB de espaço (expansível via micro SD), o novo aparelho da LG chama a atenção logo de cara por possuir um “modo transformer” para retirar e/ou trocar a bateria removível do G5. Basta apertar um botão na parte inferior esquerda e retirar pela parte de baixo a bateria do celular da fabricante sul-coreana, de forma fácil e simples que lembra o conceito de smartphone modular do Google, também conhecido como Project Ara.

Outra novidade do novo aparelho da linha LG G é o fato de a sua tela ficar sempre ligada. O recurso veio de outro smartphone da fabricante, o V10 – mas no G5 isso acontece no display principal, em vez de ficar uma tela secundária ligada o tempo todo.

lgg501.jpg

Além disso, vale destacar o design em peça única de metal com bordas arredondadas e saliências na parte traseira e outros recursos interessantes, como bateria de 2.800mAh, entrada USB-C e um leitor de impressões digitais na parte traseira (no botão Home).

No total, o aparelho que chega de fábrica com o Android 6.0 estará disponível em quatro cores, incluindo o tão falado rosa dourado, que ficou conhecido nos modelos mais recentes do iPhone.

LG Friends

Chamada de LG Friends, a nova família de acessórios do G5 apresentada pela LG inclui uma câmera 360 graus chamada LG 360 VR, que parece uma “versão de Itu” do robô BB-8 do filme Star Wars: O Despertar da Força.

Também fazem parte das novidades apresentadas pela LG neste domingo um acessório que transforma o smartphone em uma câmera fotográfica digital. Chamado de LG Cam Plus, o produto é encaixado na parte inferior do celular, no lugar da já mencionada bateria removível, funcionando como um gripo para tirar fotos, incluindo botões físicos para zoom e disparo de imagens, além de também trazer uma bateria de 1.200 mAh.

Brasil

De acordo com a assessoria da LG Brasil, o G5 e os acessórios mencionados acima chegarão ao país no próximo mês de abril.

*o jornalista viajou para Barcelona a convite da Intel