Apple finalmente libera correção para "Erro 53" que trava iPhones

Da Redação
18/02/2016 - 18h20
Em comunicado sobre o assunto, empresa de Cupertino também pede desculpas pelo problema e diz que teste de segurança era apenas para unidades de produção.

A Apple finalmente liberou uma atualização para corrigir o polêmico “Erro 53” que estava travando o iPhone de muitos usuários.

Para quem não sabe, a uma mensagem de erro em questão aparece nos modelos iPhone 6, 6S, 6 Plus e 6S Plus. Esse alerta aparece quando um dono conserta o seu iPhone por conta própria ou leva o aparelho em uma assistência terceirizada para substituir o botão Home – que inclui o sensor Touch ID – e/ou o cabo conector. Uma vez que o erro aparece, o aparelho fica “brickado”(travado), ou inutilizável. 

Procurada pelo site especializado TechCrunch, a Apple compartilhou o seguinte comunicado sobre o assunto: “Os aparelhos de alguns usuários estão mostrando a mensagem Connect to iTunes após tentar uma atualização do iOS ou uma restauração a partir do iTunes em um Mac ou PC. Essa mensagem aparece como um Erro 53 no iTunes e aparece quando um aparelho falha em um teste de segurança. Esse teste foi feito para verificar se o Touch ID funciona corretamente antes de o aparelho sair da fábrica. Hoje, a Apple liberou uma atualização de software que permite aos usuários que encontraram o problema restaurar com sucesso seus aparelhos usando o iTunes em um Mac ou PC. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente. Esse processo foi feito para ser um teste de fábrica e não deveria afetar os consumidores. Os usuários que pagaram por uma substituição do seu aparelho fora da garantia com base neste problema devem entrar em contato com o Apple Care para receber um reembolso.” 

Como a Apple afirma no texto, o update para o iOS 9.2.1 só pode ser obtido pelo iTunes Connect; ou seja, nada de acessá-lo over the air por motivos óbvios.