Motoristas de São Paulo poderão pagar Zona Azul pelo smartphone

Da Redação
08 de janeiro de 2016 - 18h05
Segundo prefeitura, novo aplicativo permitirá compra de créditos de estacionamento via cartão de crédito. Lançamento acontece até junho deste ano.

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta semana que prepara um aplicativo para smartphones que permitirá aos motoristas da cidade pagarem a Zona Azul diretamente pelo seu celular.

Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2016, o aplicativo da Prefeitura permitirá que os usuários comprem créditos digitais do serviço que permite estacionar nas cerca de 40 mil vagas de Zona Azul da capital paulista.

Além de comprar os créditos, os motoristas paulistanos também poderão usar o aplicativo para smartphone para renovar o período de permanência na vaga de estacionamento desejada.

Segundo a Prefeitura, um dos principais objetivos com a novidade é coibir fraudes no serviço, por meio de cópias de folhetos impressos vendidas no mercado ilegal. A administração municipal estima ter perdido mais de 58 milhões de reais em arrecadação por conta de fraudes no serviços em 2015.

No próximo mês de fevereiro, será lançado um chamamento público para credenciar empresas que queiram vender os chamados créditos digitais. A expectativa é que o novo serviço esteja em operação até junho.

Como vai funcionar

O motorista pagará pelos créditos de Zona Azul por meio de cartão de crédito cadastrado no app para smartphone. Após encontrar a vaga desejada, o usuário terá de verificar o número da faixa da quadra de estacionamento (disponível na sinalização vertical da via) e então compra os créditos informando os seus dados, incluindo a placa do carro. A aquisição fica então registrada no sistema da CET, o que evitará que o motorista seja multado pelo agente de trânsito da companhia.