BlackBerry aposta em smartphones Android para renascer em 2016

PC World / EUA
07/01/2016 - 13h59
Empresa vai trocar o seu sistema BlackBerry 10 pela plataforma do Google neste ano em uma tentativa de voltar a ser relevante (e lucrativa) no mercado móvel.

A BlackBerry espera lançar pelo menos um – e talvez dois – novos smartphones em 2016. Mas nenhum deles vai rodar o próprio sistema da empresa, o BlackBerry 10. Em vez disso, o CEO John Chen diz que a empresa canadense vai focar em produzir novos aparelhos Android nos próximos 12 meses, segundo entrevista concedida à CNET durante a CES 2016, em Las Vegas.

Depois que a BlackBerry lançou o seu primeiro celular Android – o Priv – em novembro do ano passado, parecia ser uma questão de tempo antes de a empresa abandonar o BlackBerry 10.

No entanto, os comentários de Chen não significam necessariamente uma sentença de morte para o BB10. O executivo disse à CNET que espera que a qualidade dos aparelhos Android da empresa, como o Priv e os lançamento de 2016, aumentem o peso da marca BlackBerry no mercado atual.

Caso isso aconteça, a BlackBerry pode ter um negócio forte o bastante para poder apostar no BlackBerry 10 mais uma vez. 

A história por trás da história: em outubro, Chen deixou que 2016 seria o ano do “vai ou racha” para a divisão de aparelhos móveis da BlackBerry. Caso a companhia não consiga tornar o segmento lucrativo novamente, é muito provável que abandone a área.