Novo app da Natura usa reconhecimento de imagem em compras digitais

Da Redação
07/12/2015 - 09h03
Aplicativo “Natura Sempre Presente” permite ao consumidor fazer compras usando a câmera do smartphone para leitura de imagens de produtos

A Natura acaba de lançar um novo aplicativo móvel para smartphones Android ou iOS que permite fazer compras a partir do escaneamento de imagens dos produtos da empresa ou a partir de um catálogo incluído no app. Lançado para aproveitar o embalo das compras de final de ano, o app “Natura Sempre Presente” usa recursos de realidade aumentada para combinar o mundo físico e a venda digital.

Com um smartphone conectado à internet, o consumidor deve abrir o aplicativo e apontar a câmera para a imagem de um presente de Natal Natura. O app faz a leitura da imagem, reconhece o produto e o adiciona automaticamente à sacola de compras. Embora esteja com foco em compras de Natal, o app tem o objetivo de facilitar as compras móveis em qualquer época do ano.Após o Natal, o Natura Sempre Presente será atualizado com um portfólio mais abrangente.

"A ideia é criar vitrines com imagens de produtos específicos para a compra facilitada", explica Agenor Leão, vice-presidente de tecnologia digital da Natura. Segundo Leão, a meta é ter imagens preparadas de todos os 1 mil produtos da companhia e suas embalagens e isso deve levar mais tempo. O lançamento no Natal, diz Leão, além de aproveitar o momento de vendas, tem também o objetivo de medir a experiência do consumidor com esse tipo de recurso.

Soma de dois mundos

No app, além da leitura das imagens externas é possível também escolher um produto a partir de uma vitrine com mais de 40 presentes de Natal, entre itens de perfumaria, higiene pessoal e cosméticos.mA compra pode ser efetuada com cartão de crédito ou boleto bancário. O aplicativo permite o armazenamento dos dados do cartão com segurança, para facilitar futuras compras. Os produtos podem ser entregues na casa do comprador ou diretamente ao presenteado, com cartões personalizados no próprio aplicativo. 

O aplicativo não deixa de lado as consultoras da Rede Natura. Um diferencial do app é que o cliente pode pedir o atendimento de uma consultora digital e, caso ainda não conheça uma, o aplicativo indica uma consultora próxima. “A tecnologia usada pelo aplicativo oferece uma experiência de compra única aos consumidores, proporcionando uma interação entre os mundos offline e online, por onde transitam as relações hoje em dia”, diz Agenor Leão.

A Natura investiu em uma estratégia de mídia para estimular o download e uso do aplicativo que combina peças publicitárias em revistas de circulação nacional, que vão ter um catálogo com as imagens que podem ser escaneadas, e vitrines em mais de 300 pontos de ônibus em grandes cidades do país com anúncios de presentes de Natal Natura com chamada para o novo serviço.

Investimento em tecnologia

A Natura passa por um ciclo de forte investimento em tecnologia digital para facilitar a interação com clientes e consultoras e modernizar a experiência de compra. No fim de julho, a empresa lançou uma plataforma móvel com foco em suas consultoras, que inclui aplicativo de pedidos, solução para pagamento em cartões de crédito e débito e chip para celular com pacote de dados, voz e SMS.

Segundo a companhia, em apenas quatro meses, 175 mil consultoras baixaram o aplicativo de pedidos, e 10% do total de encomendas de produtos já são feitos pela ferramenta, o que mostra a velocidade de adesão aos serviços digitais. “Por meio de inovações como o novo aplicativo, estaremos cada vez mais presentes no dia a dia de nossos clientes e consultoras”, conclui Leão.