Sete maneiras divertidas para estimular a criatividade com tecnologia

Da Redação
20/11/2014 - 09h19
Esses apps podem ativar o lado criativo de qualquer pessoa. Experimente!

Em um mundo conectado e tão ligado ao celular quanto o nosso, a criatividade pode ser estimulada ao simples toque da tela de seu smartphone.

Aplicativos de imagem e mensagem, como o Mobli e o Viber, estimulam a captura e o compartilhamento de fotos criativas graças a stickers e filtros visuais que tornam as imagens mais divertidas, mas também há outras opções muito legais para usar e abusar da criatividade de forma natural, como ferramentas que auxiliam na criação de Memes e até um jogo para videogame.

Confira:

 prezi

1 - Prezi (PC e iOS)

Onde baixar: http://prezi.com/

Usado por mais de 1,5 milhão de usuários no mundo todo, o Prezi é uma ferramenta incrível para criação de apresentações dinâmicas com elementos de zoom e rotação de imagens muito mais criativas do que qualquer outro programa similar.

Em vez de slides tradicionais de outros softwares de apresentação, o Prezi utiliza uma tela aberta que permite apresentar um tema como um todo, conectando ideias em formato linear. As imagens podem ser aproximadas de forma a mostrar até os mínimos detalhes, ou afastadas para dar uma visão geral. Esse impacto visual envolve o público e ajuda a memorizar o conteúdo.

2 - MOBLI (Android, iOS e Windows Phone)


Onde baixar: https://www.mobli.com/

O app israelende de compartilhamento de fotos e vídeos Mobli oferece muito além de uma simples captura de foto. Com seus filtros especiais e stickers, o fotógrafo pode caprichar na edição de imagens, facilmente, com simples toques na tela.

Além disso, o Mobli permite a inclusão de hashtags criativas para que sua foto vire até um Meme, que poderá ser seguido por todos os seus seguidores e até pessoas desconhecidas conectadas à internet, iniciando assim, um assunto em comum para que as pessoas também enviem as suas fotos, comentem, compartilhem e curtam. Todas as fotos e vídeos podem ser vistas no site do Mobli.

3 - Viber (Android, iOS, Blackberry, PC e Windows Phone)

Onde baixar: http://www.viber.com/

Outro app de Israel, o Viber, nasceu como um app de ligações gratuitas por VoIP, mas atualmente aumentou a oferta de serviços se tornando uma ferramenta para compartilhamento de fotos com stickers.

Os stickers são uma forma de facilitar a comunicação e permitir que usuários do Viber personalizem e deixem suas conversas ainda mais animadas. Essas imagens resumem um sentimento, uma ideia ou afeto em um click e tornam as trocas de mensagens mais criativas. No Viber, existem mais de 200 pacotes de stickers, sendo muitos deles feitos pensando no público brasileiro, com expressões populares e bem humoradas.

4 - Dragon Dictate (iOS)


Onde baixar: https://itunes.apple.com/br/app/dragon-dictation/id341446764?mt=8

Os criativos muitas vezes têm ideias inusitadas sobre memes, frases e músicas que necessitam serem guardadas para que não caiam no esquecimento, mas nem sempre há papel e caneta disponível para isso.

Com o Dragon Dictate, em vez de sentar para escrever, você pode apenas ditar para o seu celular que registrará os textos em documentos e até e-mails. Segundo a produtora, usar o Dragon Dictation é até cinco (5) vezes mais rápido do que digitar.

5 - Keep Calm (Android e iOS)

Onde baixar: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.programmingthomas.keepcalm&hl=pt_BR e https://itunes.apple.com/nl/app/keep-calm-creator/id553182846?l=en&mt=8

O aplicativo Keep Calm é um dos mais famosos geradores de memes da Internet. O aplicativo permite que os usuários criem os mais diversos memes, de acordo com a sua criatividade. É possível editar textos, fundos e cores.

6 - Meme Generator (Android)

Onde baixar: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.garciahierro.MemeGenerator

Outro aplicativo que solta a imaginação e diverte os usuários é o “Meme Generator”. Com versões gratuitas e pagas, o app oferece ferramentas para criação de tirinhas e memes em smartphones.

É possível usar imagens já carregadas no próprio app ou até usar qualquer foto capturada pela câmera do celular. Todas as criações podem ser compartilhadas com seus amigos, diretamente pelo menu do aplicativo.

7 - Little Big Planet 3 (PS3 e PS4)

Onde comprar (Pré-venda): http://www.playstation.com/pt-br/games/littlebigplanet-3-ps4/

Apesar de não ser um app, Little Big Planet vale estar na lista por ser o jogo para videogames que atualmente mais incentiva a criatividade do jogador.  Na terceira versão do jogo, disponível desde 18 de novembro por R$ 179 na versão PlayStation 4 e por R$ 149 para PlayStation 3, serão 70 novas ferramentas de criação que, entre outras coisas, permitirão ao jogador criar suas próprias fases e personagens, além de uma nova arma customizável que, pela primeira vez na série, permitirá ao jogador transformá-la no que quiser, seja uma arma de fogo ou um gancho para se prender em locais mais altos.