Foursquare se livra dos check-ins e ganha novo logo para relançamento

Da Redação
24/07/2014 - 19h23
Usuários do aplicativo vão precisar do app Swarm para informar sua localização. Plano é concentrar o Foursquare em recomendações e relançar o produto em agosto

O Foursquare tem chamado a atenção para seu "renascimento" há meses e agora parece que chegamos ao fim (ou ao começo) da história. A partir desta quinta-feira, usuários do aplicativo não mais poderão fazer check-in em locais via Foursquare. O serviço agora empurra você para o app Swarm, dedicado apenas a check-in.

A empresa vem empurrando seus 50 milhões de usuários para instalar o Swarm desde que o app foi lançado, em maio. O Foursquare disse que 75% de seus usuários já instalaram o aplicativo - possivelmente porque sempre que tentavam fazer o check-in via Foursquare eram informados para fazer o download do Swarm.foursquare novo

Com os check-ins banidos, o Foursquare entra em rampa de decolagem para seu relançamento, marcado para o início de agosto. A empresa está voltando seu foco para rcomendações, numa tentativa de tornar-se um competidor hiperlocal do Yelp. Um novo propósito pede um novo logo, declarou a empresa, "projetado para ser uma mistura de marcador de mapas com emblema de super-herói".

O Foursquare também mostrou um pouco do novo desgin, que é bem mais agradável esteticamente que o atual. O novo foco em imagens e o uso das cores azul e rosa estão a quilômetros de distância da interface cheia de texto com elementos azul e verde que o app utiliza desde seu lançamento.

Até que o novo Foursquare seja lançado, se quiser fazer check-ins você vai ter de usar o Swarm (ou desistir de usar o serviço de vez). A empresa sabe que seus usuários mais dedicados ficaram incrivelmente infelizes com a remoção dos check-ins e jogos da app principal, portanto está trabalhando para fazer do Swarm um lugar mais divertido. Isso quer dizer mais pacotinhos de sticker, dicas que aparecem com os check-in, diferentes categorias de prefeitos e recursos de edição para super-usuários.