Brasil já é o quinto maior mercado em m-commerce

Da Redação
22/07/2014 - 16h35
A participação total de todos os pagamentos móveis feitos no Brasil - incluindo tablets - aumentou de 5,4% para 8,7% no último ano, segundo a Adyen

Apesar do m-commerce ainda ser pouco desenvolvido no Brasil, em comparação com o e-commerce, as vendas através de dispositivos móveis triplicaram em 2013, tornando o país o quinto maior mercado móvel do mundo em 2014, de acordo com a edição especial brasileira do Índice de Pagamentos Móveis da Adyen.

O estudo revela que as transações realizadas por meio de dispositivos móveis no Brasil têm aumentado substancialmente nos últimos 12 meses. De todas as transações online realizadas por smartphones, o crescimento foi de 2,5% em junho de 2013 para 5,5% em maio de 2014. A participação total de todos os pagamentos móveis feitos no Brasil - incluindo tablets - aumentou de 5,4% para 8,7% no último ano.

Em relação a preferências de dispositivos móveis, smartphones iOS (2,7%) e Android (2,7%) são os mais populares para os brasileiros que costumam realizar transações online, e logo após, com 2,6%, estão os iPads. Tablets Android mantêm uma parcela significativamente menor de 0,6% em todas as transações, mostrando poucos sinais de crescimento ao longo dos últimos 12 meses.

"Uma grande parte deste crescimento é resultado do aumento do número de comerciantes internacionais que estão entrando no mercado com ofertas móveis sob medida, que levam em conta as características específicas do cenário de pagamentos brasileiro", explica Jean Christian Mies, vice-presidente sênior da Adyen na América Latina.

Para muitos comerciantes que buscam ganhar espaço na América Latina, o Brasil é uma opção atraente por ser um dos principais mercados. Em 2013, o País representou 61% do mercado de e-commerce da América Latina, e este setor obteve um aumento de 28%. Com uma população de quase 200 milhões de pessoas, o Brasil tem aproximadamente 107 milhões de usuários de internet, dos quais havia uma estimativa de 60 milhões de compradores online no segundo semestre de 2013.

O "Adyen Global Mobile Payments Index" (Índice Global de Pagamentos Móveis da Adyen) é baseado nos dados de transação de pagamentos globais da Adyen. Este levantamento foi criado para acompanhar a rápida evolução dos dispositivos móveis como forma de pagamento e fornecer dados sobre as tendências de pagamento móvel para diferentes meios, nichos de mercado e localidades. A Adyen processa pagamentos para mais de 3,500 multinacionais de médio e grande porte. A companhia processou mais de USD 14 bilhões de pagamentos em transações em 2013, dos quais USD 2.2 bilhões foram transações móveis.

Confira outros indicadores do Brasil.

mcommerce1

mcommerce2