20% dos pagamentos online foram feitos em smartphones e tablets em 2013

TechHive / EUA
03 de fevereiro de 2014 - 11h38
Segundo pesquisa da empresa Adyen, iPad e iPhone lideraram esse segmento. Smartphones Android estão se aproximando a passos largos da rival da Apple.

Os pagamentos feitos com aparelhos móveis, como smartphones e tablets, cresceram 55% no último ano, alcançando um total de 19,5% de todas as transações feitas no mundo em dezembro, de acordo com a empresa holandesa Adyen.

O iPad e o iPhone, da Apple, foram os gadgets mobile mais usados para esses pagamentos móveis, segundo a pesquisa, com o tablet respondendo por 41% das transações móveis durante o agitado último trimestre, entre setembro e dezembro, que compreende as festas de final de ano. Já o smartphone da Apple ficou em segundo lugar, com 31,6%, enquanto que os smartphones Android ficaram com 20% e os tablets com o sistema do Google registraram 6,6%. Os aparelhos móveis com Windows e BlackBerry responderam por menos de 1%.

Em termos de smartphones usados para pagamentos móveis, o “Android parece estar chegando cada vez mais perto do iPhone”, aponta a Adyen. A consultoria viu o smartphone da Apple cair de 68,5%, em abril, para 60%, em dezembro, enquanto que os aparelhos Android subiram de 30,7% para 38,6% no mesmo período. A empresa aponta que essa mudança parece estar relacionada ao número cada vez maior de aparelhos Android, especialmente os fabricados pela Samsung.

Essa tendência de pagamentos feitos via smartphones e tablets vai influenciar como os comerciantes vão desenvolver as páginas de pagamento, segundo a emrpesa, notando que os tablets são o meio preferido para transações mais altas. A Adyen processa mais de 250 métodos de pagamento, incluindo Visa, MasterCard, e American Express, e 187 moedas em seis continentes, para um total de 14 bilhões de dólares em pagamentos, e seus clientes incluem Groupon, Mango, KLM e Vodafone.

A análisa da Adyen inclui os segmentos de viagem, varejo, ingressos, games e bens digitais.