Câmera inspirada no Instagram chega no próximo ano pela Polaroid

Tissiane Vicentin
04/03/2013 - 16h00
A Socialmatic Polaroid permite imprimir a foto instantaneamente e compartilhá-la nas redes sociais. Produto terá o tamanho exato para caber no bolso da calça.

A empresa Socialmatic LCC anunciou o lançamento da máquina fotográfica inspirada no Instagram, em parceria com a empresa de marketing C&A (não confundir com a rede de lojas de roupa e vestuário), responsável pelos produtos da marca Polaroid.

A câmera recebeu o nome de Socialmatic Polaroid e, segundo a empresa, estará disponível no mercado no primeiro trimestre de 2014 - mas ainda sem data definida.

O acordo também permite que a companhia crie, além do equipamento, acessórios como bolsas, lentes, filtros, entre outros. As especificações da câmera serão divulgadas nos próximos meses.

A ideia original do projeto foi criada pelos artistas Antonio De Rosa e Artem Shishakin. Na época eles trabalhavam na empresa italiana ADR Studio e lançaram uma câmera conceito baseada na rede social. O projeto ganhou a Internet em maio de 2012, e fez tanto sucesso que seus criadores fundaram a Socialmatic LCC.

"Estamos orgulhosos de trabalhar juntos com a C&A e a Polaroid, gigantes da fotografia digital", disse o CEO da Socialmatic, Antonio De Rosa. "Tem sido uma negociação longa e difícil, mas fomos fortemente motivados a chegar a um acordo para criar uma pequena revolução na fotografia digital. Essa mistura de hardware e software, juntamente com a nossa novíssima rede social fotográfica, preencherá a lacuna entre virtualidade e realidade."

Segundo o site da empresa, a câmera permite que o usuário, além de imprimir a foto instantaneamente (marca registrada da Polaroid), compartilhe a imagem nas redes sociais como Twitter, Facebook e, claro, Instagram.

A foto também é impressa em papel especial, que se transforma em um tipo de post-it, para ser colada em qualquer local que o usuário queira.

A câmera terá o tamanho exato para caber no bolso detrás da calça e estará disponível em dois modelos: um com as cores clássicas do logotipo da rede social e outra versão "dark", toda preta.

Data de lançamento e preço não foram revelados.