App para Android permite ativação remota de câmeras de celulares

Lucas Mearian, Computerworld / EUA
12 de dezembro de 2012 - 15h00
Upgrade do aplicativo Carbonite também dispõe ferramentas para backup de fotos e vídeos em alta resolução

O fornecedor de armazenamento em nuvem Carbonite lançou um novo recurso como parte do seu pacote de aplicativos móveis gratuitos para smartphones Android. Com o novo recurso "Capture", o usuário pode ativar remotamente suas câmeras de celulares, tirando fotos de quem possa estar usando o telefone que foi perdido ou roubado, ou ainda saber sua localização.

A imagem pode ajudar a encontrar o seu dispositivo perdido, "quem sabe reconhecer a parte inferior do assento do seu carro motorista?", disse uma porta-voz da Carbonite.

Além disso, o upgrade para o aplicativo inclui o recurso "Protect", que permite aos usuários identificar a localização do seu dispositivo móvel, da mesma forma que o "Find My iPhone" localiza um dispositivo iOS usando rastreamento GPS.

Como o aplicativo para iPhone, o Carbonite Protect também permite que os usuários acionem uma campainha - mesmo se o telefone estiver desligado ou definido para vibrar. Além disso, ele pode bloquear a tela no dispositivo usando um PIN personalizado, e se o aparelho for roubado, o proprietário pode apagar remotamente todos os dados pessoais e redefinir o dispositivo às condições de fábrica.

Já a ferramenta de backup do Carbonite permite que os usuários façam backup de fotos e vídeos com a resolução total de forma segura para a nuvem. Além disso, o usuário pode arquivar todas as fotos e vídeos apagados acidentalmente do dispositivo.

Por último, uma nova ferramenta de acesso permite aos usuários ver todos os seus arquivos de backup a partir de qualquer dispositivo com o aplicativo ou por meio do site da Carbonite. Para os clientes atuais do backup online da Carbonite, o aplicativo também dará acesso aos arquivos de backup de um PC ou Mac.