Microsoft lança kit de desenvolvimento de apps para Windows Phone 8

Joab Jackson, IDG News Service/New York Bureau
02 de novembro de 2012 - 09h00
Software development kit permitirá que os programadores desenvolvam aplicativos para a nova plataforma móvel da empresa

Um dia após o lançamento da próxima geração de seu sistema operacional móvel, o Windows Phone 8, a Microsoft lançou o SDK (software development kit) que permitirá que os programadores desenvolvam aplicativos para a nova plataforma.

O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, admitiu que, até agora, o Windows Phone não vendeu bem. Ele disse que espera que isso mude com as versões recentes do Windows 8 e Windows Phone 8.

"Eu acho que a maioria das pessoas na sala sabe que o Windows Phone tem baixo volume", disse. "Mas nós temos a abordagem mais diferenciada para o mercado. Temos hardware absolutamente matador e haverá centenas de milhões de usuários do Windows desejando um Windows Phone," garante.

"Com o lançamento do Windows Phone 8, o celular desfruta inteiramente como membro de primeira classe da família Windows", disse Ballmer. Nokia, Samsung e HTC estão no processo de liberação dos aparelhos com o novo sistema móvel.

O Windows Phone SDK 8.0 fornece um IDE autônomo (ambiente de desenvolvimento integrado), usando o Visual Studio Express edição 2012, para os desenvolvedores construírem aplicativos para o WP8. Ele também fornece um add-in às edições Professional, Premium ou Ultimate do Visual Studio 2012. O SDK também inclui uma série de emuladores diferentes para testar um programa com um smartphone específico. Outras ferramentas de teste e de perfis também foram fornecidas.

A Microsoft recebeu muitas críticas por não liberar o SDK mais cedo, para que os desenvolvedores pudessem ter construído mais apps antes do lançamento oficial do Windows Phone 8. O novo sistema operacional oferece muitas características únicas - como blocos dinâmicos, compartilhamento seletivo e comunicações de campo próximo de pagamento – com os quais os desenvolvedores precisam se familiarizar a fim de tornar seus aplicativos mais atraentes. A MS  liberou uma versão preview do SDK para usuário selecionados em setembro.

A Nokia também lançou dois programas para ajudar os desenvolvedores a se acostumarem a nova plataforma rapidamente. Um deles, chamado de Nokia Ad Exchange, oferece uma maneira fácil para programadores criarem publicidade em suas aplicações. O segundo, chamado de Nokia Developer Program Premium, oferece um conjunto de controles e suporte para os desenvolvedores.