Nexus One copiou termos de 'Blade Runner', diz família de escritor

Macworld.com
11/01/2010 - 17h14
Nexus One, do Google, infringe patentes da obra de ficção do escritor Philip K. Dick, alega filha de autor que pede mudança de nome do aparelho.

A família do escritor Philip K. Dick, autor de “Blade Runner”, está processando o Google por infringir seus direitos de propriedade intelectual ao batizar seu novo smartphone de Nexus One.

De acordo com Isa Dick Hackett, os nomes Nexus One e Android foram retirados do romance de ficção científica “Do Android's Dream of Electric Sheep?”, escrito por seu pai em 1968 e mais tarde adaptado para o cinema como o filme “Blade Runner”, dirigido por Ridley Scott.

No livro, o heroi Rick Deckard (interpretado por Harrison Ford em ‘Blade Runner’) sai á caça de robôs do modelo Nexus 6 que estão foragidos.

"Na minha cabeça há uma conexão muito óbvia ao romance de meu pai”, afirma Hackett em uma reportagem do jornal The Telegraph. A família argumenta que o uso do nome ‘Nexus One’ é uma violação de marca registrada.

Isa Dick Hackett é a principal executiva da Electric Shepherd Productions, companhia dedicada a adaptar os últimos trabalhos do autor.

De acordo com o jornal The Wall Street Journal, Hackett enviou uma carta ao Google, na quarta-feira (6/1) pedindo que a empresa deixe de usar o nome com o qual batizou seu smartphone.

O Google afirma que o nome não tem nada a ver com o trabalho do autor de ficção e que estava usando palavras com seu sentido origina onde as coisas convergem.

Entre os problemas legais que a família Dick deve enfrentar com sua exigência é que o personagem Nexus One não é uma marca registrada da família, assim como ocorreu com a palavra ‘Droid’ para George Lucas, na saga Star Wars.