Consumidores do Nexus One reclamam de falta de suporte do Google

IDG News Service
11/01/2010 - 09h09
Compradores do novo aparelho não conseguem ajuda para resolver problemas ao falar com o portal, HTC ou com a operadora T-Mobile.

Os fóruns de suporte do Google estão cheios de pessoas que procuram ajuda para resolver problemas com os telefones Nexus One, mas que não conseguem respostas para seus pedidos.

O volume de reclamações aponta para um problema que o Google precisa encarar agora que decidiu apostar em um novo modelo de venda de celulares nos Estados Unidos. Como muitas pessoas compram os aparelhos subsidiados por operadoras, elas recorrem a essas empresas quando enfrentam problemas na área de telefonia.

Mas o Google vende o aparelho diretamente para o consumidor final. Isso significa que os usuários estão entrando em contato com a companhia, e a gigante das buscas não tem esse tipo de suporte ao qual os usuários de celular estão acostumados.

O Google parece estar aceitando apenas pedidos por e-mail, com previsão de resposta de um ou dois dias – muito tempo, dizem consumidores que reclamam online.

Muitas pessoas entram em contato com a operadora T-Mobile e com a fabricante HTC, mas não  conseguem ajuda. A T-Mobile pede para que a solicitação seja feita para o Google ou HTC, enquanto a HTC envia os consumidores de volta para a T-Mobile.

Venda direta
Um consumidor que atende pelo nome de Roland78 afirmou na web que foi transferido entre T-Mobile e HTC quatro vezes, gastando uma hora e meia no telefone com serviços de consumidor. “A T-Mobile também disse que o Google não forneceu nenhum tipo de documento de suporte para o telefone. Bem-vindo às vendas diretas, Google!’, escreveu.

Outro usuário, que atende pelo nome de SouthFIGuy, também foi transferido da HTC para a T-Mobile depois de não ter resposta do Google. “Acho que estava com a impressão errada, mas pensei que o Google iria dar suporte ao telefone”, ele escreveu.

Muitas pessoas que reclamam do baixo desempenho das redes 3G no telefone receberam da HTC a resposta de que o Nexus One não suporta 3G, quando na verdade ele suporta. Outro recebeu retorno do  Google após cinco horas sugerindo que o usuário tentasse reiniciar o telefone para ver se o problema seria resolvido.

O Google, a T-Mobile e a HTC não responderam a pedidos de entrevistas.

(Nancy Gohring)