Telefônica afirma que 95% dos serviços de voz estão restabelecidos em SP

Redação do COMPUTERWORLD
09/06/2009 - 13h01
São Paulo - Operadora diz que serviço foi normalizado às 11h30. Pane deixou consumidores de todo o Estado sem telefone fixo desde 9h desta terça.

A Telefônica informou que às 11h30 desta terça-feira (09/06) havia normalizado 95% dos serviços de telefonia fixa no Estado de São Paulo que sofreram pane nesta manhã. Segundo a empresa, este percentual inclui chamadas locais, de longa distância nacional e internacional, serviços 0800 e de call centers, além de chamadas para redes de outros serviços, como celulares.

Por meio de comunicado divulgado para a imprensa, a operadora disse que "continua trabalhando com todas suas equipes técnicas para recuperação total do serviço no menor prazo possível".

Leia também:
> Procon-SP notifica Telefônica por pane
> Usuários relatam pane na telefonia em SP
> Anatel investiga pane de voz na Telefônica
> Telefônica: pane no serviço de voz em SP
> Banda larga é refém da instabilidade
> A razão dos problemas na Telefônica

A operadora ainda não informou o que causou a falha e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) declarou que está acompanhando a apuração do problema e que tomará as medidas necessárias para assegurar o direito dos usários.

Desde julho de 2008, esta é a quarta falha técnica dos serviços da Telefônica, mas é a primeira vez que os problemas atingem a rede de telefonia. Até então, o foco das panes era o Speedy, serviço de acesso à internet em banda larga da operadora, que sofreu interrupções e instabilidades por três vezes em menos de um ano.

Além disso, em fevereiro deste ano, o data center da Telefônica em Alphavile (SP) passou por um incêndio, o que prejudicou a prestação de serviço para clientes corporativos.