Windows Mobile 6.5 terá novas funções de reconhecimento de voz

IDG News Service/EUA
29/04/2009 - 09h54
Seattle - Aplicativo de reconhecimento de voz permite realizar buscas na internet, ditar mensagens de texto ou discar para contatos.

A Microsoft planeja lançar nesta quarta-feira (29/04) uma função de reconhecimento de voz para o Windows Mobile 6.5,  com o objetivo de atrair mais usuários para a plataforma. O recurso permitirá ao usuário fazer buscas na internet, realizar chamadas ou ditar mensagens de texto apenas usando comandos de voz.

A tecnologia é da Tellme, uma empresa adquirida pela Microsoft em 2007. Os aparelhos terão um botão dedicado ao reconhecimento de voz. Se o usuário apenas começar a falar, a tecnologia automaticamente fará uma busca na internet - a busca padrão é o Live Search, mas o usuário pode mudar para o mecanismo que preferir.

Se o usuário disser a palavra “call” e um nome em seguida, o aparelho vai discar o número do contato configurado com aquele nome. Se ele disser “text”, o celular irá digitar como mensagem de texto as palavras que forem ditas.

Usuários antigos do Windows Mobile já podem usar comandos de voz com o Live Search, mas o novo aplicativo da Tellme é o primeiro a adicionar os recursos de texto e chamada.

O serviço será gratuito com a versão 6.5 do sistema operacional móvel da Microsoft, que deve começar a aparecer nos celulares lançados por diversos fabricantes a partir do segundo semestre do ano.

Nancy Gohring, editora do IDG News Service, dos EUA