Nokia lança loja online de aplicativos com recursos de localização

IDG News Service/EUA
16/02/2009 - 09h19
Seattle - Até 2012, Nokia planeja ter 300 milhões de usuários em sua Ovi Store. Além de vender aplicativos, loja tem funções de rede social.

mobileworld-88.jpgA Nokia planeja anunciar nesta segunda-feira (16/02) no Mobile World Congress a Ovi Store, uma loja de aplicativos para celulares nos mesmos moldes da Apple Store. Um dos grandes diferenciais é que a loja apresentará automaticamente aplicativos baseados em localização. Por exemplo, se um usuário vai para Londres, quando ele sair do avião, a loja de aplicativos apresentará os conteúdos mais úteis e relevantes, como guias de restaurantes e guias turísticos.

A Nokia planeja apresentar sua loja de aplicativos online, acessível inicialmente para cerca de 50 milhões de pessoas, com alguns recursos inovadores de redes sociais.

A Ovi Store vai inaugurar em maio e os usuários dos aparelhos S60 e S40 já serão capazes de utilizá-la.

"Este é um serviço que alimenta o usuário constantemente com conteúdos atualizados, personalizados para eles", disse George Linardos, vice-presidente de produtos para mídia da Nokia.

Os usuários podem optar por um componente de mídia social da loja de aplicativos que mostra uma lista com os itens - jogos ou vídeos, por exemplo - que seus amigos acabaram de comprar.

"Você não está apenas navegando por coisas a comprar, mas está sendo alimentado pelo conteúdo que você quer. Duas pessoas não vão ver o mesmo conteúdo ao mesmo tempo", disse Linardos.

O N97 será o primeiro aparelho a vir com o software da loja pré-instalado e, a partir de agora, todos os aparelhos S60 e a maioria dos S40 virão com o programa. Até 2012, a Nokia espera alcançar 300 milhões de usuários de sua loja online.mobileworld_voltar

Nancy Gohring, editora do IDG News Service, dos EUA