Google enfrenta atraso de aparelhos com Android, diz WSJ

IDG News Service/Taiwan
23/06/2008 - 09h34
Taipé - Aparelhos podem não ser lançados até o final deste ano, conforme estava previsto, diz reportagem do Wall Street Journal.

Celulares criados para rodar o software Android, do Google, podem não ficar prontos até o final do ano, embora algumas empresas estejam batalhando para cumprir o deadline, reportou o Wall Street Journal.

Quando o Google e outros 30 parceiros anunciaram o Android em novembro do ano passado, o gigante das buscas disse que aparelhos rodando o sistema chegariam ao mercado no segundo semestre deste ano.

Mas o jornal diz que algumas operadoras, como Sprint Nextel, desistiram de lançar os aparelhos neste ano por conta de atrasos. Outras operadoras, como a China Mobile, atrasaram o lançamento para o final deste ano ou começo do próximo.

A reportagem diz ainda que os desenvolvedores reclamam que o Google continua a fazer mudanças no programa, atrapalhando o processo de criação de aplicativos para o Android.

As operadoras de celulares também encontraram dificuldades para personalizar o aparelho para seus serviços de internet e os fabricantes estão demorando mais para integrar a plataforma a seus aparelhos que o previsto, disse a reportagem.

A High Tech Computer (HTC) está trabalhando em telefones com Android e planeja o lançamento para o quarto trimestre. A Samsung também prepara aparelhos baseados na plataforma.

Dan Nystedt, editor do IDG News Service, de Taipé