Daniela Moreira, repórter do IDG Now!" />

Conheça os celulares que vão rivalizar com o iPhone

Daniela Moreira, repórter do IDG Now!
21/06/2007 - 07h00
São Paulo - Antes mesmo de ser lançado, o iPhone já tem rivais. Saiba quem são eles e avalie se eles podem enfrentar o celular da Apple.

dest_88Desde que Steve Jobs confirmou o lançamento do iPhone, durante o Macworld em São Francisco, em janeiro deste ano, observadores da indústria de celulares estão atentos à reação dos fabricantes ao que alguns consideram que poderá ser um novo paradigma para o mercado de telefonia móvel.

Se o telefone da Apple, que chega às prateleiras dos Estados Unidos na próxima sexta-feira (29/06), será de fato um divisor de águas no mercado de telefonia móvel, ainda é cedo para dizer. Mas que o aparelho já se tornou parâmetro de comparação para os novos modelos que aparecem no cenário, é inegável.

> Veja fotos dos rivais do iPhone

Modelos com tela mais ampla e sensível ao toque, com recursos de navegação e usabilidade inovadores e capacidades musicais mais apuradas lançados recentemente logo levaram o selo de “iPhone killers” (os matadores de iPhone) dos especuladores de plantão - gostem os seus fabricantes ou não.

Saiba mais sobre o iPhone:
> Especial: tudo sobre o iPhone
> Os prós e contras do iPhone
> Multi-touch: como funciona o iPhone
> Fotos: conheça o iPhone
> 20 perguntas sem respostas do iPhone
> 7 respostas para 20 dúvidas do iPhone
> Apple lança o iPhone
> Você já viu fotos do 1º celular? Clique aqui

Há boas razões para apostar que os concorrentes têm fôlego para brigar com a promessa de “arrasa-quarteirão” da Apple. A primeira delas é que o iPhone está restrito a uma única operadora, a AT&T. Além disso, custando 499 dólares o aparelho está em uma faixa de preço elevada para a média do mercado norte-americano. Outra desvantagem é o fato de não ser 3G (de terceira geração), o que reduz a velocidade de transferência de dados.

Por outro lado, a prévia demonstrada por Jobs revelou recursos de navegação bastante diferenciados - vale a pena lembrar que a usabilidade foi justamente um dos fatores que alçaram o iPod ao status de líder no mercado de players musicais. A marca Apple também é um trunfo, basta avaliar toda a publicidade gerada pelo lançamento antes mesmo de ele se concretizar.

Já a aposta na ausência total de teclado ainda é uma incógnita. “É preciso ver como os usuários vão receber essa mudança na prática”, aponta o analisa Eduardo Tude, especialista em telecomunicações do portal Teleco.  

O leque de potenciais concorrentes do iPhone é amplo e variado, haja visto que ele vai disputar o efervescente mercado de aparelhos multimídia. “De forma geral, ele disputará com os smartphones voltados ao entretenimento”, analisa Tude.  

Enquanto o iPhone não vem, conheça alguns dos aparelhos cotados para desafiar o peso-pesado da Apple:

Ultra Smart F700

Samsung-F700_88Quando a Samsung apresentou o mais novo membro da família Ultra em fevereiro deste ano, as comparações foram inevitáveis. A tela ampla (de 2,78 polegadas) e sensível ao toque dá ao F700 o ar de semelhança com o futuro arrasa quarteirão da Apple.

No quesito experiência musical, a tela do F700 traz o recurso “arrastar e soltar” para facilitar o gerenciamento das listas de músicas.

> Veja fotos do F700
> Veja os rivais do iPhone
> Fotos: conheça o iPhone
> Você já viu fotos do 1º celular? Clique aqui

É possível ainda utilizar o recurso touch screen para controlar volume, brilho da tela, entre outras funções, mas ao contrário do iPhone, o aparelho possui teclado QWERTY (com todas as letras do alfabeto separadas por teclas), para os usuários menos familiarizados à tela sensível ao toque.

Outra vantagem do F700 em relação ao aparelho da Apple é a resolução da câmera fotográfica, que tem 5 megapixel (a do rival da Apple tem apenas 2 megapixel). O armazenamento de dados é feito via cartão microSD.

A velocidade de transmissão de dados é outro atrativo do modelo: o F700 suporta downloads à velocidade de até 7,2 Mbps (megabits por segundo), utilizando a tecnologia High Speed Downlink Packet Access (HSDPA). Na prática, fica mais fácil baixar músicas e vídeos e compartilhar fotos em alta resolução ou acessar e-mails pelo aparelho.

HTC Touch

HTC-Touch_88A ênfase que a High Tech Computer (HTC) deu ao recurso de sensibilidade ao toque da tela de 2,8 polegadas do novo HTC Touch rendeu ao aparelho o selo de rival do iPhone. Utilizando apenas os dedos, é possível acessar a partir da tela três recursos principais: contatos, mídia e aplicações.

O toque também pode ser utilizado para navegar por documentos e “manusear” páginas da web. A principal diferença parece estar no foco mais empresarial do Touch, em oposição à vocação para entretenimento do iPhone.

> Veja fotos do HTC Touch
> Veja os rivais do iPhone
> Fotos: conheça o iPhone
> Você já viu fotos do 1º celular? Clique aqui

No lugar da memória interna, o aparelho da HTC traz entrada para cartão de memória microSD - o modelo já vem um cartão de 1 GB (gigabyte) incluso. A câmera fotográfica tem resolução de 2 megapixel.

Baseado no sistema operacional Microsoft Windows Mobile 6 Professional, o Touch é compatível com GSM para voz, mas pode fazer transferência de dados tanto pela tecnologia EDGE quanto por Wi-Fi, além de oferecer conexão com outros dispositivos via Bluetooth.

LG Prada

LG-Prada_88No quesito design, a LG Electronics contou com a contribuição de uma das maiores especialistas no assunto para desenvolver o novo LG-KE850, a italiana Prada SpA.

O modelo tem a frente marcada por uma ampla tela sensível ao toque, de 3 polegadas, e apenas 12 milímetros de espessura (assim como o iPhone).

> Veja mais fotos do LG Prada
> Veja os rivais do iPhone
> Fotos: conheça o iPhone
> Você já viu fotos do 1º celular? Clique aqui

Outra semelhança com o aparelho da Apple é aposta na tela como substituta do teclado - o LG-KE850 traz apenas teclado virtual, na tela do telefone.

O LG Prada, como foi apelidado, é GSM, com suporte à tecnologia de dados EDGE. Traz entrada para memória microSD e câmera de 2 megapixel.

A fabricante disse ainda que o modelo virá com conteúdos pré-carregados no aparelho, mas ainda não revelou quais.

Sony W960 Walkman

Sony-Walkman-W960i_88A tela sensível ao toque também chegou à linha Walkman da Sony, com o modelo W960, mas o diferencial da linha continua sendo o foco na experiência musical.

Assim como a versão de maior capacidade do iPhone, o modelo tem memória de 8 GB (gigabytes) que armazena até 8 mil músicas, câmera de 3.2 megapixels e tela de 2,6 polegadas para visualização de fotos e vídeos.

> Veja os rivais do iPhone
> Fotos: conheça o iPhone
> Você já viu fotos do 1º celular? Clique aqui

A Sony promete transferência de até 1GB em menos de um minuto do PC para o celular. Acompanha o W960 o software Media Manager PRO, para otimizar músicas, fotos e vídeos para o uso no telefone.

Outra vantagem é o suporte à telefonia 3G (de terceira geração), que oferece maior velocidade para a transferência de dados.

Nokia N95

Nokia-N95_88O Nokia N95 é o único potencial desafiante do iPhone que não possui tela sensível ao toque. Em contrapartida, oferece câmera com 5 megapixel de resolução que faz vídeos em qualidade de DVD.

Outro atrativo do aparelho é o GPS embutido e tecnologia de navegação por mapas própria.

> Saiba mais sobre o Nokia N95
> Veja os rivais do iPhone
> Fotos: conheça o iPhone
> Você já viu fotos do 1º celular? Clique aqui

O modelo funciona em redes HSDPA (high speed downlink packet access), oferecendo alta velocidade para downloads. A memória é expansível a até 2 GB, com cartão microSD.

No quesito música, o N95 tem MP3 player embutido e na categoria interatividade com a web oferece upload direto de fotos para o popular serviço Flickr e suporte a feeds de RSS.