Android Robot agora é o navegador mais usado em dispositivos móveis

Redação
06/03/2012 - 09h00
Pela 1ª vez em 12 meses, navegador nativo do sistema tirou a primeira posição do Opera. No Brasil, porém, continua em terceiro lugar.

A versão móvel do navegador Opera perdeu o primeiro lugar e agora o Android Robot é o aplicativo mais usado para navegar na internet em dispositivos móveis com o sistema, segundo dados da consultoria StatCounter.

De acordo com o Mashable, o navegador nativo obteve uma parcela de mercado de 22,7% em fevereiro. O Opera ficou em segundo, com 21,7%, seguido pelo Safari, exclusivo para iPhone, usado por 21% dos usuários de plataformas móveis em todo o mundo.

A Nokia e a BlackBerry ficaram em quarto e quinto lugar, com 11,2% e 6,5%, respectivamente.

O software da Opera, que manteve a posição de mais usado pelos últimos 12 meses, começou a perder popularidade em janeiro deste ano, enquanto o Android Robot e o Safari se saíram muito bem neste período de dois meses.

OperaAndroid
O navegador era o mais usado do mundo nos últimos 12 meses

É importante lembrar que a versão móvel do popular Google Chrome foi lançado no mês passado e pode lutar pelo pódio dessa disputa. E é importante destacar que a navegação a partir de iPods Touch é considerada separadamente no gráfico da StatCounter, e que sua parcela de 4,3% não é insignificante.

Já no Brasil, o Opera manteve a posição de navegador mais usado, com 25,9%, seguido pelo navegador nativo da Nokia (23,85%). O Android Robot ficou com o terceiro lugar com 23% e o Safari foi usado por apenas 7,11% da base de internautas móveis.