Aquisição de AdMob fortalece Google no setor de publicidade móvel

IDG News Service / EUA
09/11/2009 - 20h17
Portal anunciou nesta segunda-feira (9/11) a compra da companhia, que tem sede na Califórnia; transação é mais uma lance da disputa com Microsoft e Yahoo.

O Google anunciou nesta segunda-feira (9/11) a compra da empresa de publicidade em celular AdMob por 750 milhões de dólares em ações.

Sediada na Califórnia, a AdMob já veicula anúncios de algumas aplicações que rodam no Android, o sistema operacional móvel do Google.

A empresa de internet afirma que AdMob fez "progressos extraordinários" até agora no mercado da publicidade móvel.

Visto como potencial gerador de receitas, esse setor é alvo de disputa crescente entre o portal de buscas e seus concorrentes, como Yahoo e Microsoft.

A aquisição da AdMob pelo Google indica a importância da propaganda em celulares hoje, analisa Greg Sterling, da Sterling Market Intelligence.

"Esta é uma das grandes aquisições que o presidente do Google, Eric Schmidt, disse que a empresa voltaria a fazer", disse Sterling.

O negócio pode ter efeito sobre o mercado global de publicidade móvel, acredita.
"Ele vai aumentar a visibilidade sobre a propaganda em celular. Trata-se de uma grande aposta do Google neste segmento", disse Sterling.