Após ação da RealNetworks, MPAA contra-ataca com novo processo

IDG News Service/EUA
01/10/2008 - 09h02
Washington - Organização que representa estúdios de cinema responde a ação da RealNetworks com processo contra software que copia DVD no micro.

Após a RealNetworks iniciar uma ação, a Moiton Picture Association of America (MPAA) entrou com um processo contrário para impedir a comercialização de um software que copia DVDs.

A MPAA acusa a RealNetworks de permitir que clientes copiem ilegalmente DVDs pelo software RealDVD, divulgado em setembro. A companhia entrou com sua ação na terça-feira (30/09), respondendo a ameaças de membros da MPAA.

A ação da RealNetworks se foca em sete estúdios de cinema e na DVD Copy Control Association, grupo que licencia a tecnologia de encriptação Content Scramble System (CSS) integrada aos discos.

O RealDVD "respeita completamente" o acordo de controle de cópias dos DVDs, segundo a RealNetworks. O programa permite que usuários armazenem e executem seus DVDs em seus PCs, mas não permite que usuários distribuam as cópias já quem relacionam a cópia a apenas um PC, diz a empresa.

A MPAA alega que o RealDVD viola o  Digital Millennium Copyright Act (DMCA) driblando ilegalmente a proteção de direitos autorais integrada aos DVDs.

O RealDVD permitiria que clientes alugassem um DVD, transferisse o vídeo ao PC e retornasse sem comprar a cópia, segundo a organização.

Grant Gross, editor da Computerworld, dos EUA.