Conheça os 50 maiores visionários da história da tecnologia

PC World/EUA
27 de maio - 07h00 - Atualizada em 15 de março - 12h34
São Francisco - Sem a imaginação e o trabalho duro destes 50 inovadores, as tecnologias que usamos diariamente não existiriam.

Notícias Relacionadas

destaque_88Para que esta reportagem chegasse até você, muitas pessoas dedicaram anos de trabalho inspirando pesquisadores, designers e desenvolvedores.

Conheça a seguir as 50 personalidades mais visionárias da história recente da tecnologia. A lista inclui heróis, figuras polêmicas e curiosas como o cara que inventou um meio de armazenar dados de forma portátil e quase foi rebaixado por isso, e a mulher que popularizou o termo "bug" depois que uma traça pousou em um condutor.

A lista não é definitiva. Se você quiser sugerir alguma personalidade que mereça destaque no setor, ou fazer observações sobre o ranking, seu comentário é bem-vindo.

50_Udi_Manber50. Udi Manber
Todos os sistemas de buscas atuais têm a impressão digital de Udi Manber: do Yahoo ao A9, da Amazon, até ao Google.
Manber tem sido um dos grandes contribuidores e responsável pelo desenvolvimento dos sistemas de buscas. Ele chegou a trabalhar inclusive no Altavista, que foi um dos melhores sitemas antes do Google.
++++
49. Gary Kildall
Chamado de "O Homem que Poderia Ter Sido Bill Gates" pela BusinessWeek,49_gary_Kindall Gary Kildall foi a pessoa que Bill Gates venceu na corrida para fornecer o sistema operacional para o PC original da IBM.
Diz a lenda, que Kildall perdeu o encontro com a IBM porque "foi voar". Ele, é claro, nega o rumor em suas memórias.
Polêmicas à parte, Kildall fez contribuições significantes para o negócio tecnológico, especialmente como chefe da Digital Research, onde criou o sistema operacional pré-DOS CP/M e depois foi o anfitrião de um clássico programa de TV, o Computer Chronicles . Kildall morreu em 1994.

48_william_Gibson48. William Gibson
É considerado o rei do ciberpunk. Suas primeiras histórias introduziram o termo "cyberspace" e o conceito de virtualização. Nós ainda não estamos plugando chips diretamente no nosso cérebro, mas suas profecias se concretizam estranhamente.
++++
47. Herbie Hancock
Quando Herbie Hancock lançou o seu single "Rockit", do 47_Herbie_Hancockálbum "Future Shock", em 1983, poucos ouvintes sabiam o que fazer com aquilo. Ele foi, sem nenhuma dúvida, a primeira pessoa a fazer uso pesado de sintetizadores e outros equipamentos musicais baseado no computador.

46. Sir Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke inspirou a mente de milhares de pioneiros tecnológicos. Mas ele não escreveu apenas algumas das mais
famosas obras de ficção científica de nosso tempo (como "2001, uma Odisséia no 46_clarkeEspaço").
Ele também concebeu o conceito de satélites de comunicação geoestacionários, que se tornaram essenciais para a infra-estrutura de telecomunicações, usados em aplicações como o GPS. Clarke morreu em março de 2008, aos 90 anos.
++++

45. Susan Kare

45_Susan_KareOutra inovadora da primeira versão do Macintosh, Susan Kare trabalhou por trás dos panos, mas suas contribuições foram fundamentais.
Entre suas realizações estão o design de alguns ícones que ficaram famosos no Macintosh, como o "Happy Mac", que ainda é considerado uma das expressões para coisas funcionando bem.
Atualmente, Kare trabalha como designer independente. Ela desenhou as cartas do jogo ‘Paciência’ do Windows e acabou de fazer o recurso "Gift", do Facebook.

44. Arianna Huffington

44_ariana_huffingtonArianna Huffington tem tido uma grande influência em tecnologia, mas apenas recentemente. Ela passou o início de sua carreira longe do Vale do Silício, como colunista, autora e escritora de séries de TV.
Em 2005, lançou um projeto online chamado The Huffington Post, que rapidamente se transformou numa das vozes políticas mais importantes da web.
Mais do que tudo, o The Huffington Post provou o poder dos blogs, conseguindo atrair escritores célebres, de John Kerry a Jamie Lee Curtis.
++++
43_Trip_Hawkins43. Trip Hawkins
A Electronic Arts é uma das poucas companhias puras de software que continuam importantes 25 anos depois de sua fundação. Ela não teria existido se não fosse pelo pioneiro da área de games Trip Hawkins, um graduando de Havard e Stanford, e bacharel da Apple que, em 1982, viu o futuro dos consoles e dos computadores baseados em games.

42_alan_emtage42. Alan Emtage com Bill Heelan e Mike Parker
Antes do Google, antes mesmo da Web, pessoas tinham de encontrar uma forma de localizar arquivos e programas espalhados por servidores FTP pelo mundo.
A resposta: Archie (derivada de "archive", arquivo em inglês), uma aplicação desenvolvida pelo estudante da McGill University Alan Emtage, que foi assistido por Bill Heelan e Mike Parker.
Em sua primeira versão, o Archie localizava servidores FTP distantes regularmente e armazenava de forma local os arquivos que continham, para facilitar a indexação.
Isso soa muito simples atualmente, mas inspirou tudo o que sabemos e a forma que trabalhamos com buscas, da web ao desktop.
++++
41_jon_postel41. Jon Postel
Como você se move de um endereço IP para outro? Facilmente, graças a John Postel, que é conhecido como o pai do DNS, o sistema que traduz 70.42.185.10 para http://www.pcworld.com/, por exemplo.
Postel também fez um trabalho substancial nos protocolos TCP/IP e SMTP, sendo responsável por mais de 200 documentos de especificações gerais da internet.
Ele também foi um dos fundadores do Internet Assigned Numbers Authority (posição que o levou para um memorável conflito com o conselheiro de ciência de Bill Clinton, que tentou mover o controle do DNS da Network Solutions para a IANA). Postel morreu em 1998.

40_phil_zimmerman40. Phil Zimmermann
Ele lutou contra a lei para você. A sua aplicação Pretty Good Privacy (PGP), o primeiro software de encriptação que atingiu o mainstream, publicado em 1991, fez de Zimmermann um pária para os olhos do governo dos Estados Unidos.
Ele foi investigado por mais de três anos por comissões dos Estados Unidos, que na época tinham leis que proibiam a exportação de ferramentas criptográficas.
O caso não foi para frente, pavimentando o caminho para que todas as pessoas pudessem proteger os seus discos rígidos e e-mails com os mesmos padrões de encriptação que o governo dos EUA usa.
++++
39. Peter Norton
Norton era monge budista antes de se envolver no mundo da tecnologia e tornou-se uma figura de destaque na indústria da computação por três décadas. Deixou sua marca na era DOS com a criação do Norton Utilities, a primeira grande ferramenta de recuperação de dados para PCs.
Norton continuou produzindo uma série de ferramentas para desktops, além de escrever diversos manuais técnicos antes de vender sua empresa, a Symantec, em 1990. Seu nome ainda é usado em diversos produtos da companhia.

38_yangFilo38.  Jerry Yang e David Filo
Esta despretenciosa dupla começou a agir em 1994, ainda em Stanford, com uma humilde idéia: abastecer um diretório com lugares bacanas que eles encontraram, na então jovem World Wide Web. O Yahoo nasceu de uma brincadeira, mas Jerry Yang (esquerda) e David Filo ajudaram a torná-lo um dos principais destinos da internet: hoje, é a página inicial de milhões de pessoas que buscam a forma mais fácil de navegar. Após um período infrutífero sob o comando de Terry Semel, o Yahoo voltou a ter Yang no reinado, como CEO, em junho de 2007. Agora, a empresa volta a ser o alvo de uma nova investida da Microsoft e do bilionário Carl Icahn.
++++
37_Thomas_Jackson37. Thomas Penfield Jackson
Poucas pessoas teriam imaginado que um homem de 62 anos, desvinculado da companhia, causaria um efeito tão profundo na história da Microsoft. Mas em 1999, o juiz da corte distrital dos Estados Unidos, Thomas Penfield Jackson, abalou o mundo da tecnologia ao divulgar seu parecer que acusava a Microsoft de monopólio abusivo, ordenando a divisão da empresa em duas companhias. Embora as cortes de apelação tenham conseguido reverter muitas das decisões de Jackson, a Microsoft passou a agir na defensiva sobre atividades antitruste, assim como todas as empresas de tecnologia que pretendem se fundir.

36_charles_simonyi36. Charles Simonyi
Charles Simonyi é a razão para que você use o Word e o Excel no lugar dos programas WordPerfect e Quattro Pro. Como chefe do grupo de desenvolvimento de aplicações da Microsoft, Simonyi supervisionou o desenvolvimento dos processadores de textos e planilhas desde a época do sistema operacional MS-DOS e foi superintendente do pacote de produtividade por mais de 20 anos. Curiosidades: Simonyi também foi o segundo húngaro a ir ao espaço e é namorado de Martha Stewart.
++++
35_ann_winblad35. Ann Winblad

Responsável por metade do grupo de investimentos Hummer Winblad Venture Partners, Ann Winblad era uma figura-chave durante o primeiro boom do mercado de internet, quando investiu em empresas como Napster, Gazoontite, Liquid Audio e Pets.com. Apesar de alguns investimentos mal sucedidos, a Hummer Winblad teve acertos suficientes para se manter como o principal investidor em uma dúzia de empresas de tecnologia, especialmente empresas de back-end. Winblad ainda tem um crédito especial no meio: no início de sua carreira como programadora, em 1970, chegou a sair com Bill Gates.

34_brandenburg_johnst34. Dr. Karlheinz Brandenburg e James D. Johnston

Quem disse que a universidade se resume a teorias? Na Universidade Friedrich-Alexander, Karlheinz Brandenburg (na foto, à direita) usou seu trabalho de dissertação para encontrar uma forma de comprimir arquivos de áudio digital em tamanhos radicalmente pequenos, sem afetar sua qualidade. Hoje sabemos que o resultado chama-se MP3. No AT&T Labs, o engenheiro americano James D. Johnston (à esquerda) aprimorou o trabalho de Brandenburg introduzindo a "o código de percepção" que retira partes inaudíveis de um sinal de áudio para comprimir ainda mais o arquivo. A contribuição de Johnston também tornou-se um padrão na maioria dos esquemas de compressão de áudio.
++++
33_al_shugart33. Al Shugart
É bem provável que você esteja usando um produto criado por Al Shugart neste exato momento, sem saber. Em sua empresa, a Shugart Technology, que mudou de nome para Seagate Technology, Shugart desenvolveu a tecnologia com a qual estava trabalhando quando passou pela IBM, onde liderou o grupo que criou o drive de disquete. Shugart dirigiu a Seagate por quase 20 anos antes de se redefinir como um tipo de promoter e investidor de risco, um papel que lhe rendeu destaque em grandes feiras como a Comdex. Shugart faleceu em 2006.

32_bill_joy32. Bill Joy

Uma lenda nos círculos de tecnologia, Bill Joy foi cientista chefe da Sun Microsystems por mais de 20 anos, durante os quais ele administrou avanços tecnológicos - sendo o mais importante a criação da linguagem Java para desenvolvimento na web. Sua maior conquista, contudo, é a de um projeto acadêmico criado na Universidade de Berkeley.
Lá, ele criou a Berkeley Software Distribution (BSD), um derivado do sistema operacional Unix. Até mesmo o Mac OS X usa a BSD como base. Atualmente, Joy passa seus dias preocupado com males tecnológicos como robôs ruins e o Grey Goo (um cenário onde nanomáquinas renegadas destroem o mundo).
++++
31_meg_whitman31. Meg Whitman
A Chief Executive Officer do site de leilões eBay foi responsável, por cerca de dez anos, pela liderança de um dos maiores sucessos da web - Meg se aposentou em maio deste ano. Fora as questões levantadas sobre as mudanças de política e a aquisição do Skype, a história do eBay somou velocidades ferozes de crescimento. Alguns dizem que este sucesso a levaria à candidatura de governadora da Califórnia em 2010, mas Meg nega quaisquer especulações.

30_jeffBezos30. Jeff Bezos

Após sofrer muito desdém de Wall Street, a loja virtual Amazon.com, criada por Bezos, atualmente é um dos serviços sem os quais as pessoas não conseguem viver. Bezos, contudo, não parou nas vendas do Harry Potter pela web. A empresa se tornou também um dos líderes em conteúdo de serviços e armazenamento online, além de aluguel de computadores.
++++
29_jonathan_ive29. Jonathan Ive

À parte de Steve Jobs, a Apple tende a manter seus funcionários no limo. Mas o vice-presidente e guru de design da empresa, Jonathan Ive, rompeu este modelo. O profissional quebrou outros ‘padrões’, como as caixas bege e aparelhos ‘tijolões’, que tinham se tornado tradicionais na tecnologia. Ive criou o design do iMac original e do iPod, levando as pessoas a pensarem em produtos tecnológicos como acessórios de moda e decoração ao invés de objetos utilitários impessoais.

28_Fujio_masuoka28. Fujio Masuoka
Masuoka inventou a memória Flash enquanto trabalhava na Toshiba. A tecnologia hoje é vista como alternativa à fragilidade de discos rígidos, pois enquanto sua capacidade cresce, os preços caem. A memória Flash, além disso, se tornou essencial para pequenos gadgets, como câmeras digitais e celulares.
++++
27. Jeff Hawkins

Grande parte da computação portátil foi modelada por Hawkins, que inventou o27_Jeff_Hawkins PalmPilot e liderou o desenvolvimento do Treo, seis anos depois. Tanto o Palm quanto o Treo se tornaram nomes de equipamentos domésticos, apesar da Palm, como empresa, ter sofrido empecilhos nos últimos anos. Hawkins hoje trabalha em uma startup chamada Numenta, com enfoque em aprendizado da máquina e neurociência.

26. Grace Murray Hopper
Grace foi uma pioneira da computação que trabalhou no desenvolvimento do UNIVAC, o26_grace_hopper primeiro computador comercial do mundo - e ainda escreveu o software para ele (o primeiro programa do tipo a ser criado). Além disso, ela participou da criação das linguagens COBOL e FORTRAN.
A memorável profissional também criou e popularizou o termo ‘bug’ após encontrar uma traça em um condutor. Até sua morte, em 1992, Grace foi considerada um dos ícones da tecnologia.

25. Dan Bricklin e Bob Frankston
Muitos escritórios estariam perdidos se não fosse o trabalho da dupla que, em 1979,25_bricklin_franksto desenvolveu a primeira planilha do mundo, VisiCalc. O aplicativo de 27 KB ainda pode rodar em PCs de hoje, e sua simplicidade é uma das razões que impulsionaram a venda massiva dos primeiros computadores, especialmente às empresas. Você provavelmente deve muito ao VisiCalc - sem Bricklin e Frankston, dificilmente você receberia seu salário na frequência correta.
++++
24. Vic Hayes
24_hayesO Wi-Fi foi um dos padrões tecnológicos mais bagunçados - e, sem Hayes, jamais teria sido organizado. No ‘universo sem Hayes’, a vida teria sido tão complicada quanto a batalha entre os padrões Blu-ray e HD-DVD. Em 1990, Hayes formou o grupo Wireless LAN e reuniu 130 empresas para criar padrões abertos. O resultado foi o padrão de redes sem fio 802.11. Atualmente, Hayes continua envolvido no desenvolvimento do Wi-Fi.

23. Bob Metcalfe
A Lei de Moore pode ser mais conhecida, mas Metcalfe criou uma aplicação mais23_Robert_Metcalfe generalizada. Apresentada em 1980, a Lei de Metcalfe presumiu que o valor das redes de telecomunicações é igual à esfera do número de cruzamentos na rede. Em outras palavras, mesmo um pequeno crescimento no tamanho de uma rede a torna muito maior devido ao grande número de novas conexões que cada usuário pode fazer.
A invenção da ethernet e a criação da 3Com também são essenciais, mas sua Lei - atualmente usada para quantificar o valor de conexões em redes sociais como Facebook e MySpace - estará viva mesmo depois que as redes com fio já tiverem sido eliminadas.
++++
22_chuck_thacker22. Chuck Thacker
Pelas mãos de Thacker passaram projetos de tecnologia que foram do desenvolvimento da ethernet às primeiras impressoras. Seu maior legado, contudo, envolve um produto que nunca chegou ao mercado: a Xerox Alto. O equipamento desenvolvido por Thacker foi o primeiro computador com GUI (Graphical User Interface) e mouse. A história seguiu com a Apple que, inspirada, criou o Macintosh depois de Steve Jobs visitar a Xerox. Thacker atualmente trabalha na Microsoft.

21_Linus_Torvalds21. Linus Torvalds
Dado o exorbitante preço da maioria dos micros da Apple, Linus Torvalds é o Moisés do que pode ser considerada a última e melhor chance de uma alternativa barata ao Windows.
O sistema operacional Linux está em desenvolvimento contínuo desde que Torvalds o concebeu, em 1991, e vem ganhando participação de mercado (ainda que pequena) a cada ano. Mais importante que isto, o sistema operacional aberto está fazendo a ponte dos servidores para os desktops e laptops comerciais, empurrado principalmente pelo explosivo setor dos ultraportáteis, como o Eee PC, da Asus.
++++
20_marc_andreessen20. Marc Andreessen
O navegador Mosaic criado por Marc Andreessen pode parecer ultrapassado hoje, mas pedaços do código do Mosaic permanecem como padrão em componentes de alguns navegadores comerciais usados atualmente.
É uma aposta segura que as outras criações de Andreessen deixarão legados parecidos: a Netscape, companhia fundada por ele, iniciou a loucura pela oferta de ações de empresas de internet na década de 90; e o Ning, plataforma para criação de redes sociais que vem crescendo sua popularidade nos últimos meses. Ele encontra até mesmo tempo para blogar sobre suas tarefas diárias.

19_Alan_Kay19. Alan Kay Hub

De todas as tendências de tecnologia, Allan Key clama ter liderado o desenvolvimento de duas grandes inovações do setor, a começar pelo Dynabook, da HP, um dos primeiros laptops comerciais. Seu ideal na época era chegar a um laptop com menos de 500 gramas (ainda não chegamos a tanto). Suas contribuições ao setor de software, que incluem a programação orientada a objetivo e a noção de múltiplas janelas em uma interface gráfica - são consideradas hoje marcos na computação.
++++
12_michael_dell18. Michael Dell
A história da origem da Dell Computer Corporation é tão conhecida que se tornou parte do cânone do mercado de tecnologia.
Michael Dell iniciou sua companhia, chamada de PC´s Limited, aos 19 anos como parte integrante do seu dormitório na Universidade do Texas. Eventualmente ele largou a faculdade para fundar a Dell Computer, que cresceu em ritmo acelerado pelos anos 90. A filosofia de mercado da Dell transformou a indústria ao oferecer micros que o usuário poderia customizar ao invés de ofertar apenas máquinas já prontas. Quase todos os concorrentes da Dell seguiram a toada - ou saíram do negócio.

17_Don_Estridge17. Don Estridge
O veterano da IBM Don Estridge é amplamente conhecido como "o pai do PC" pelo menos dentro da Big Blue. Estridge desenvolveu diversos sistemas de computação, reaproveitando até mesmo equipamentos para radar da NASA.
Ele é conhecido, porém, como o diretor responsável pela equipe de 14 funcionários que desenvolveu o IBM PC, uma plataforma aberta que poderia rodar softwares de terceiros e aceitar atualizações externas, o que se tornaria um padrão para negócios. Tragicamente, Estridge morreu em um acidente de avião em 1985 e nunca viu sua criação atingir o nível de ubiqüidade atual.
++++
16_Cerf16. Vint Cerf
Turing Award. National Medal of Technology. Presidential Medal of Freedom. Vint Cerf tem um dos currículos mais impressionantes da tecnologia. O trabalho de Cerf como pioneiro online foi feito majoritariamente em universidades e agências do governo, que levaram à criação, no começo dos anos 70, da ARPANet, primeira versão da internet como a conhecemos hoje. Cerf trabalha hoje para - quem mais? - o Google.

15_nolan_bushnell15. Nolan Bushnell
A Atari é um sinônimo de videogame - tanto que o nome permanece sendo usado 36 anos após sua criação. A inspiração de Bushnell - um mundo em que todos poderiam jogar videogames no conforto de suas casas - é um raro exemplo onde a visão foi criada da mesma maneira que havia sido imaginada. Ainda que ninguém mais tenha interesse nos produtos da Atari, a marca e Bushnell pavimentaram o caminho para que cada console de games conquistasse mercado.

14_MartinCooper14. Martin Cooper

Rápido, verifique seus bolsos. Esteja com um iPhone, um RAZR ou um tijolo, você está em débito com Martin Cooper e sua patente de 1973 responsável pelo telefone celular como conhecemos hoje. Sua invenção, criada durante pesquisas dentro da Morotola, pesava quase um quilo - seria necessária mais uma década para que os aparelhos quebrassem a barreira das 500 gramas.
Cooper ainda está no setor de telefonia móvel. Sua companhia, chamada de ArrayComm, desenvolve tecnologia de antenas para que os celulares de hoje, com apenas algumas gramas, tenham acesso às suas redes.
++++
13_Steve_Case13. Steve Case
Não ria. Cria de Steve Case, a America Online era algo a se levar a sério no começo dos anos 90. A ocasião era perfeita para um serviço que oferecia um caminho simplificado para milhões de usuários iniciantes intrigados com a então nascente internet. A AOL foi pioneira não apenas nas salas de chat pelas quais se tornou infame. Case lançou o Neverwinter Nights, um dos primeiros MMOs e, mais notadamente, começou a integração entre Grande Mídia e internet ao se fundir com a Time Warner em 2000.

18_bill_atkinson12. Bill Atkinson
Mova o cursor do seu mouse, abra uma nova janela e agradeça Bill Atkinson por poder fazer isto. Suas idéias iniciais sobre o design de elementos de interfaces como a barra de navegação se tornaram os alicerces da interface gráfica que fez sucesso não apenas em máquinas da Apple (onde ele trabalhou), como em todo grande sistema operacional que se seguiu.
Como programador, Atkinson criou os programas MacPaint, QuickDraw e HyperCard, espécie de sistema online que claramente inspirou a criação da World Wide Web. Após iniciar sua própria empresa, a General Magic, Atkinson praticamente se aposentou do setor para trabalhar como fotógrafo da natureza.
++++
11_moore11. Gordon Moore
Você não pode se enganar com um cara que ganhou sua própria lei científica, não? A Lei de Moore, cunhada em 1965, três anos antes de Gordon Moore criar uma pequena companhia chamada Intel, previa que o número de componentes em um chip para computador dobraria a cada ano (mais tarde, ele corrigiu para dois anos).
Como a Intel afirma, a Lei de Moore se mantém como "um princípio condutor da indústria", mas, na verdade, cada campo da tecnologia, de discos rígidos a TVs de LCD, se aproveita, em algum grau, do poder da lei.
Moore se mantém envolvido com a Intel, que, aos 40 anos, pode muito bem liderar a lista de companhias sem as quais o Vale do Silício não poderia existir sem.

10_ShawnFanning10. Shawn Fanning
Com o Napster, Shawn Fanning introduziu a tecnologia que, alguns alarmistas anunciam, pode levar ao fim da internet. Hoje o tráfego dos programas de peer-to-peer consome cerca de 70% de toda a largura de banda das redes e a AT&T afirma que o peer-to-peer é uma importante razão pela qual terá que atualizar radicalmente sua infra-estrutura para evitar o colapso da internet, como a conhecemos, em 2010. Tudo isto porque um rapaz encontrou uma maneira mais fácil de compartilhar algumas músicas com estranhos?
++++
09_miyamoto9. Shigeru Miyamoto
A indústria do videogame entrou em colapso no início dos anos 1980, e, durante algum tempo, parecia que o fenômeno entraria para a história como apenas uma moda peculiar, como as “pedras de estimação”, que foram do auge ao apogeu em seis meses.
Mas Shigeru Miyamoto, praticamente sozinho, manteve a indústria viva com a criação de um personagem animado chamado Jump Man, que logo se tornaria conhecido como Mario. A influência de Miyamoto no mercado de jogos - ele é agora diretor sênior da Nintendo - desde então tem sido crucial. Sua mais recente criação, o Wii Fit, chega às lojas norte-americanas neste mês.

08_hewlett_packard8. Bill Hewlett e Dave Packard
Nenhuma companhia explorou tantas facetas da tecnologia como a filha-prodígio de Dave Packard (esquerda) e Bill Hewlett, dois Titãs do Vale do Silício que construíram uma monstruosa empresa de computação a partir do nada.
Originalmente responsável pela construção de osciladores de áudio da Walt Disney na década de 1940, a HP fez testes com toda a sorte de equipamentos eletrônicos antes de passar para os servidores, desktops, calculadoras, máquinas fotográficas, e, claro, as impressoras. Depois de alguns anos difíceis, a HP está de volta ao topo como a maior empresa de tecnologia do mundo. E que outras pessoas já tiveram a sua garagem transformada em um marco histórico nacional?
++++
07_Engelbart_Douglas7. Douglas Engelbart
Rápido, clique neste link. Você acaba de entender a importância da criação de Doug Engelbart, o mouse do computador. Engelbart patenteou a idéia do "indicador de posição XY para um sistema de visualização" em 1967, e, também apelidou o dispositivo de mouse (em virtude de sua cauda).
Embora seja difícil imaginar o uso do computador sem ele, o mouse demorou mais de uma década para pegar, quando começou a ser usado em máquinas Apple.
Engelbart não parou em uma invenção: ele e seu laboratório de pesquisas também desenvolveram um dos primeiros sistemas de armazenamento online e demonstraram até mesmo uma videoconferência, em 1968.

06_tomlinson6. Ray Tomlinson
Em 1971, Ray Tomlinson enviou a mensagem que acabaria sendo ouvida “ao redor do mundo”: um e-mail de um hospedeiro da ARPANet para outro. Quando você abre o seu programa de e-mail e vê que sua caixa de entrada tem 112 mensagens não-lidas, pode não se sentir grato a Tomlinson, mas imagine como seriam as comunicações digitais sem e-mail. Tomlinson também lançou a idéia de utilizar o símbolo @ para separar o nome de usuário do domínio em um endereço de e-mail.
++++
05_Tim_Berners_Lee5. Tim Berners-Lee
Não há dúvidas quanto a isso: Você não estaria lendo esse ranking se não fosse por Tim Berners-Lee e seu invento de 1989, a World Wide Web. Tudo desde as URLs até a estrutura de hiperlinks faziam parte do projeto inicial de Berners-Lee; e, embora tenha sido extensivamente revisto (em grande parte sob a sua orientação, como diretor do World Wide Web Consortium), ele permanece em uso até hoje.
Berners-Lee continua a ser uma figura-chave no desenvolvimento dos padrões da web, e estes dias ele gasta o seu tempo desenvolvendo aquilo que muitos pensam ser o próximo passo para a internet: a web semântica.

04_stevejobs4. Steve Jobs

Até o tecnófilo mais amador está familiarizado com o nome do ex e futuro rei da Apple, Steve Jobs. Ele está por trás de dois momentos críticos na história da tecnologia.
Primeiro, com os Apples originais, ele foi o pioneiro da idéia de que o lugar dos computadores era nas casas; 20 anos depois, ele convenceu o mundo que as pessoas deviam levar sua música (digital) com elas a todos os lugares.
A Apple pode não ter inventado o computador, e certamente não inventou o tocador de MP3, mas o famoso "campo de distorção da realidade" de Jobs provou que o primeiro a chegar lá às vezes é menos importante do que quem trouxe consigo. Hoje, depois de caminhar perto do vale da morte corporativo, a Apple é maior do que nunca, ostentando uma participação de mercado que não tinha desde a década de 1980.
++++
03_billgates3. Bill Gates
O homem mais rico do mundo (bem, dependendo do preço das ações no dia) é também um dos seus mais notáveis tecnólogos - um cara que saiu de Harvard para abrir a Microsoft, uma empresa com a qual todos estamos intimamente familiarizados, gostemos ou não.
Executivo ‘mão-na-massa’, Bill Gates esteve envolvido com o desenvolvimento dos produtos Microsoft em um nível impressionante de detalhe ao longo dos 30 anos de história da empresa.
Embora vá continuar como presidente do conselho da companhia, Gates irá efetivamente deixar o dia-a-dia da Microsoft em julho deste ano, para se dedicar em tempo integral à sua organização sem fins lucrativos, a Fundação Gates, na qual ele já investiu mais de 29 bilhões de dólares para financiar a saúde e a educação no mundo. Os críticos adoram pintar Gates como um tirano cruel que conduz a indústria de tecnologia com um punho de ferro, mas evidentemente ele tem consciência e visão social também.

02_page_brin2. Sergey Brin e Larry Page

Qual é a contribuição definitiva para a tecnologia dos pais do Google, Larry Page (esquerda) e Sergey Brin? A empresa é a mais importante no Vale do Silício hoje, mas, naturalmente, os mecanismos de busca já existiam muito antes do Google. O que impressionou desde cedo os muitos fãs do Google foi a implacável perseguição pelo refinamento e precisão no seu algoritmo de busca: enquanto nos outros mecanismos de busca os resultados tendiam a ser cheios de spam, o Google geralmente acertava o alvo.
A empresa se valeu de muitos outros truques na manga, tais como a expansão rápida do universo do Google, que agora oferece dezenas de ferramentas de entretenimento e produtividade - de processamento de texto a vídeo -, a maioria delas gratuitas, amparadas pelo onipresente sistema de anúncios da empresa.
++++
01_kilby_noyce1. Jack Kilby e Robert Noyce
Ao contrário dos outros casos “multipessoas” da nossa lista, Robert Noyce (esquerda) e Jack Kilby não trabalhavam juntos. Mas a sua invenção comum ainda é absolutamente crucial. Em 1959, os dois criaram os primeiros circuitos integrados - Kilby trabalhava na Texas Instruments e Noyce na Fairchild Semiconductor. O circuito integrado resolveu o problema do tamanho, que se tornava cada vez mais grave, com a necessidade de se colocar cada vez mais transistores em um dispositivo.

A idéia de colocá-los todos em um único chip efetivamente pôs fim à era do computador do tamanho de uma sala. Em última instância, a concepção de Noyce, baseada no silício, tornou-se o padrão - no lugar da de Kilby, baseada em germânio - até hoje, mas ambos os designs foram determinantes para levar a tecnologia para frente. Kilby e Noyce são muitas vezes esquecidos, mas a importância da sua contribuição para a tecnologia é absoluta. Nada mais nesta lista poderia existir sem o circuito integrado.

Christopher Null, editor da PC World, em São Francisco.