Leviton lança série de produtos na CES 2019 para controlar casa por voz

Martyn Williams/TechHive
09 de janeiro de 2019 - 15h00
Novo comutador dimmer Wi-Fi que vem com o Amazon Alexa integrado

A Leviton está expandindo sua gama de switches e tomadas domésticas inteligentes com um novo comutador dimmer Wi-Fi que vem com o Amazon Alexa integrado. Chamado de Decora Voice Dimmer, o aparato permitirá o controle das luzes com a voz, e funciona com todas as outras vantagens que o Amazon Alexa suporta. Por exemplo, os usuários poderão dizer "Alexa, diminuir as luzes para 60%" ou "Alexa, desligar a luz da cozinha".

A Leviton já vende interruptores de luz Wi-Fi na linha Decora e o novo dimmer pode ser integrado a rotinas e cronogramas por meio do aplicativo My Leviton. Como os switches estão todos em rede, também é possível emitir um único comando - "Alexa, desligar as luzes" - para controlar todas as luzes de todos os cômodos conectados por meio de um switch Decora de Wi-Fi.

O switch também pode funcionar com sistemas compatíveis, como o Google Assistant, o Nest, o Samsung SmartThings e o IFTTT.

Além disso, substituirá qualquer interruptor de luz padrão que tenha uma conexão neutra e a instalação. O switch suporta instalação de três vias, onde há mais de um switch controlando uma luz. Ele será lançado em meados de 2019 e a empresa não anunciou um preço.

A empresa também está anunciando, na CES, um switch de controle Wi-Fi de quatro botões para sistemas de iluminação inteligentes. Por meio do aplicativo My Leviton, os usuários poderão programar diferentes configurações de iluminação e alternar entre eles usando os botões.

Por exemplo, pode-se programar um para desligar todas as luzes da casa, outro pode ser um modo de refeição que acenda todas as luzes da cozinha e da sala de jantar enquanto escurece outras e um terceiro pode ser um modo de filme que apaga algumas luzes e define outros em um nível baixo.

O controle de voz não é incorporado neste switch, mas ele pode ser controlado por meio do Amazon Alexa ou do Google Assistant. Ele também estará disponível em meados de 2019.

E para o controle de outros dispositivos, a Leviton desenvolveu tomadas na parede que suportam Wi-Fi ou Z-Wave (um protocolo sem fio usado em muitos sistemas domésticos inteligentes e controladores).

Ambos têm duas saídas. A superior é controlável, enquanto a inferior está sempre ligada para dispositivos que precisam de energia constante. Usando as tomadas, uma ampla gama de produtos elétricos poderia ser controlada e integrada a um sistema doméstico inteligente. Usos típicos podem ser para ligar e desligar lâmpadas, ventiladores ou cafeteiras. As tomadas estarão disponíveis em meados de 2019.

A Leviton não anunciou os preços de nenhum dos novos produtos.