Clarice Lispector ganha doodle do Google desenhado pela própria neta

Da Redação
10 de dezembro de 2018 - 16h30
Arte que ilustra o buscador da companhia foi criado pela designer Mariana Valente. Lispector completaria 98 anos de idade nesta segunda-feira (10/12)

Internautas brasileiros que acessaram o buscador do Google nesta segunda-feira (10) se depararam com a ilustração da escritora ucraniana, naturalizada brasileira, Clarice Lispector.  Na data de hoje, Lispector completaria 98 anos se estivesse viva. 

O doodle do Google ganhou uma referência ainda mais especial nesta data, pois quem assina a arte é a designer Mariana Valente, neta de Clarice. Segundo a artista, o processo de criação do doodle começou ao procurar fotografias no acervo da família e recortando alguns livros com fotos e documentos de Clarice e sua família. “Digitalizei algumas imagens e texturas e tive a ideia de mostrar ela saindo com a família lá da Ucrânia e chegando ao Brasil, começando a trabalhar como  jornalista, e depois se direcionando para o próprio trabalho de escrita”, afirma. 

Para completar a arte, além de brincar com as cores do Google, a artista acrescentou dois selos: um do Brasil e outro do Jardim Botânico, um lugar que Clarice gostava muito. “Eu fico muito emocionada quando faço algum trabalho em sua homenagem. Ela é uma grande inspiração para mim no trabalho com colagem, porque eu sinto que ela tem essa habilidade de ressignificar a palavra na própria palavra, assim como tento fazer com as imagens”, conta Mariana, que não chegou a conhecer a avó escritora. 

Mariana diz ainda que foi muito impactada pela obra de Clarice. “Eu sinto que suas obras são dessas leituras muito transformadoras, que às vezes dá um pouco de medo e que tem que encarar como uma aventura, e isso não é diferente da vida”, completa.