Google começa a liberar polêmico assistente para usuários do Pixel

Da Redação, com IDG News Service
26 de novembro de 2018 - 13h05
Google Duplex será testado com um grupo limitado de usuários nos EUA; Pela primeira vez, será possível usar o serviço para reservar mesas em restaurantes

Quando foi apresentado pela primeira vez durante a conferência para desenvolvedores do Google, a I/O 2018, o Google Duplex levantou, com preocupação, as sobrancelhas de muita gente. O serviço entregue por meio do Google Assistente consegueria realizar chamadas telefônicas e agendar compromissos, como reservas para jantares ou um corte de cabelo, como se fosse uma pessoa humana. Na ocasião da apresentação, a assistente virtual até reproduzia trejeitos na fala como "hmmm" para tornar a conversa o menos robótica possível. 

Pois agora, o serviço está expandindo. Informações do VentureBeat indicam que o Duplex chega agora para um pequeno grupo de usuários do Pixel, porém com recursos limitados. Vale notar que não são todos os donos do smartphone do Google que também poderão recorrer ao Duplex para tarefas cotidianas, tendo em vista que ele estará disponível apenas em algumas cidades dos Estados Unidos. Em comunicado, o Google reforçou que se tratava de um lançamento "lento", entregue e testado aos poucos. Mas, pela primeira vez, o Duplex poderá ligar e reservar mesas em restaurantes com os quais o Google não conta com uma parceria específica. 

O Google irá monitor todas as chamadas que o software faz para coletar dados importantes, mas ainda não foi implementado um cronograma mais amplo para um lançamento maior.

Por que isso importa - Este é o primeiro passo para uma tecnologia que está se movendo para nos dar um assistente pessoal verdadeiramente automatizado. O serviço agora disponibilizado aos membros do público nos dá uma ideia de como isso funcionará na prática. Você pode simplesmente pedir ao Google para "fazer uma reserva", sobre a qual você pode selecionar seu restaurante e responder a algumas perguntas sobre o tamanho e a hora da festa, etc. O Assistente fará a ligação para você e sua reserva será inserida em "Minhas Reservas".

Embora a demonstração na I/O em maio tenha sido muito mais do que isso, este é um primeiro passo empolgante e estamos ansiosos para a implantação mais ampla e inevitável.