Sephora busca startups de beleza fundadas por mulheres para aceleração

Da Redação
16 de outubro de 2018 - 15h00
Programa escolherá uma empreendedora brasileira para participar com outras 12 empresárias; Iniciativa ainda contempla bootcamp nos EUA e prêmio de 5 mil dólares

A rede de produtos de beleza Sephora abriu as inscrições para a nova edição do Sephora Accelerate. O programa busca acelerar startups de beleza, tecnologia, sustentabilidade e merchandising fundadas por mulheres empreendedoras com duração de seis meses de treinamento e inclui ainda um bootcamp nos Estados Unidos. Lá, as participantes recebem treinamento sobre as habilidades e ferramentas necessárias para se criar boas estratégias neste mercado, além de acompanhamento por mentores especializados.

O programa de 2019 escolherá uma empreendedora brasileira para participar com outras 12 empresárias, entre residentes nos Estados Unidos, Canadá, México, Europa, Sudeste Asiático e China. As inscrições para podem ser realizadas pelo site até o dia 31 de outubro. Para participar do processo seletivo e se qualificar para o programa, a candidata deve ter inglês fluente, uma vez que contempla o treinamento do exterior, responder questões referentes ao seu projeto e enviar um vídeo de até 2 minutos contando sobre o trabalho de sua startup. O anúncio das selecionadas acontece em 8 de março de 2019.

São elegíveis as empresas fundadas por mulheres, acima de 18 anos, em que o escritório principal seja em países da América onde Sephora opera – Estados Unidos, Canadá, México e Brasil. As companhias devem estar no início de seu desenvolvimento e os produtos ainda não devem ter distribuição em larga escala. É preciso ter pelo menos algum tipo de amostra de laboratório ou protótipo do produto.

O programa

Idealizado pelo time de Sephora Américas, o programa teve sua primeira edição em 2016 com o objetivo de construir uma comunidade de empresárias que escolheram o mercado da beleza para iniciar seu próprio negócio. A ideia para este programa, segundo a Sephora, veio da percepção de que mesmo na indústria da beleza, as empreendedoras ainda não têm tanta representatividade. A companhia reconheceu nisto uma oportunidade única de extrair o máximo do seu conhecimento no ramo para construir uma comunidade de apoio às mulheres que estão nos primeiros estágios do desenvolvimento de seus negócios e assim poder construir um ecossistema para mais de 50 mulheres que estarão à frente de empresas até 2020.

Premiação

Durante um semestre, o grupo de empreendedoras passará por uma série de treinamentos. Ao final, cada participante recebe a quantia de 5 mil dólares e tem a oportunidade de apresentar sua empresa para líderes de mercado e possíveis investidores. 

Bootcamp Week: durante uma semana no mês de abril, as 10 escolhidas estarão reunidas da sede da Sephora em São Francisco para um treinamento voltado para o desenvolvimento de suas empresas, onde receberão instruções sobre o modelo de negócios, análise de mercado, plano de crescimento e estratégias de empreendedorismo.

Mentorship: durante os meses após o Bootcamp, as empreendedoras deverão resolver desafios de negócios e crescimento por meio do apoio de mentores – líderes da indústria de beleza e especialistas em startups –  que vão acompanhá-las individualmente durante todo o processo.

Demo Day: neste evento, etapa final do programa, que ocorrerá em setembro, as participantes devem apresentar suas empresas para especialistas da indústria, possíveis parceiros e investidores e líderes da Sephora.