Contra fake news, Facebook expande para o Brasil botão de contexto para notícias

Da Redação
10 de outubro de 2018 - 11h00
Recurso também chega aos usuários da Argentina, Colômbia e México depois de ser testado nos EUA

O Facebook anunciou nesta semana que está expandindo o recurso que dá contexto às notícias publicadas no Feed de Notícias para o Brasil, Argentina, Colômbia e México. A rede social deu início ao teste do botão de contexto em outubro do ano passado nos Estados Unidos em mais uma tentativa de barrar a escalada de fake news na rede social. 

Em resumo, este botão dá às pessoas mais informações contextuais sobre os veículos de comunicação e os artigos que elas veem na linha do tempo. A companhia também anunciou outras ferramentas para proporcionar mais contexto às pessoas para que elas possam decidir por si mesmas o que ler, confiar e compartilhar.

"Pesquisas realizadas entre nossa comunidade e nossos parceiros acadêmicos e do setor identificaram informações importantes para ajudar as pessoas a avaliar a credibilidade de um artigo e determinar se a fonte é confiável", escreveram Taylor Hughes, engenheiro de software; Jeff Smith, designer de produto e Alex Leavitt, pesquisador UX no post sobre o anúncio publicado no blog da rede social.

Para dar a credibilidade ou descredibilidade aos posts, o botão inclui a descrição da Wikipedia sobre o veículo, artigos relacionados sobre o mesmo tópico, informações sobre quantas vezes o artigo foi compartilhado no Facebook e onde foi compartilhado, assim como a opção de seguir a Página do publisher. "Quando um veículo não tiver uma descrição na Wikipedia, indicaremos que a informação não está disponível, o que também pode ser um contexto útil", explicou o Facebook.

As outras duas novas ferramentas lançadas nesta semana são "Mais sobre este link", que dará às pessoas uma amostra de outras histórias publicadas recentemente pelo veículo e "Compartilhado por amigos", que mostrará às pessoas quais de seus amigos compartilharam o artigo.

Nos Estados Unidos, o Facebook iniciou um pequeno teste para ver se é mais fácil avaliar a credibilidade de um artigo quando se fornece mais informações sobre o autor dele. Nesse teste, as pessoas podem tocar no nome de um autor em um Instant Article para ver informações adicionais, incluindo uma descrição do autor na Wikipedia, um botão para seguir sua Página ou Perfil e outros artigos publicados recentemente. O Facebook garante que essas informações só serão exibidas se o autor habilitar os marcadores em seu site para associar a Página ou o Perfil do autor ao artigo.