Twitter anuncia iniciativas no Brasil para prevenção do suicídio

Da Redação
10 de setembro de 2018 - 18h33
Plataforma fechou uma parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) para ajudar pessoas em situação de risco e lançou um emoji especial sobre o tema.

O Twitter anunciou nesta segunda-feira, 10/9, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, parcerias com instituições especializadas para fornecer mais informações e suporte às pessoas em situação de risco de suicídio ou automutilação.

De acordo com a empresa, as iniciativas incluem um novo serviço de notificação para dar apoio aos seus usuários e a criação de um emoji para fomentar as conversas sobre o assunto na plataforma.

Notificação

Chamado de #ExisteAjuda, o serviço de notificação busca oferecer suporte aos usuários que possivelmente estejam em situação de risco de suicídio ou automutilação, para que eles busquem ajuda de entidades.

Na prática, quando uma pessoa fizer uma busca no Twitter por termos associados ao assunto, o primeiro resultado será uma notificação incentivando o usuário a procurar ajuda. 

No caso do Brasil, essa notificação trará detalhes de contato do Centro de Valorização da Vida (CVV - @CVVoficial), que é a entidade parceira do Twitter no país.

“São mais de 30 brasileiros mortos diariamente vítimas do suicídio, o que demonstra que ações como esta são urgentes e necessárias. O CVV atua gratuita e voluntariamente há 56 anos, e sabemos muito bem que quebrar os tabus em relação ao suicídio exige coragem e força de vontade”, afirma voluntária e porta-voz do CVV, Adriana Rizzo.

 O Twitter destacou ainda que o #ExisteAjuda também está sendo lançado em outros países, como Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Hong Kong e Austrália. Vale notar que a ferramenta já existia nos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

Emoji

Além disso, o Twitter se uniu à Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (WSPD, pela sigla em inglês) para lançar um emoji especial com o símbolo oficial da campanha, um laço. A ideia é fomentar conversas e dar visibilidade ao tema, de acordo com a empresa.

O novo emoji poderá ser visualizado em tuítes publicados entre os dias 7 e 16 de setembro com as hashtags em português #DiaMundialDaPrevençãoDoSuicídio, #PrevençãoDoSuicídio, #SetembroAmarelo, e #WSPD2018.