Instagram pode lançar um aplicativo independente só para compras

Da Redação
05 de setembro de 2018 - 15h00
Segundo informações do The Verge, novidade se chamaria IG Shopping e permitira seguidores de marcas comprar itens diretamente no app

O Instagram trabalha em um novo aplicativo independente dedicado às compras, segundo fontes próximas ao projeto ouvidas pelo The Verge. A ferramenta ainda não foi oficializada pela própria companhia, mas de acordo com a reportagem, o nome IG Shopping deve batizar a nova investida do Instagram.

Por meio dele, usuários navegariam por coleções de produtos das páginas e marcas que eles seguem. E ali mesmo conseguiriam completar as compras. As mesmas fontes disseram ao The Verge que o Instagram está bem posicionado para fazer uma grande expansão no e-commerce. Entretanto, não garantiram uma data provável para que o aplicativo veja a luz dos smartphones. 

Em seu mais recente balanço, o Instagram reportou que possui 25 milhões de perfis de empresas, sendo 2 milhões delas anunciantes. Quatro em cada cinco usuários seguem pelo menos um negócio. Dado a esse alcance, lançar um aplicativo independente se alinharia à vocação que o Instagram parece buscar com a plataforma no último ano. 

No ano passado, a plataforma começou a testar o recurso que permite perfis comerciais marcarem produtos e informar preços em suas publicações e depois direcioná-los para compra no próprio serviço. A modalidade chegou a todos os brasileiros em março deste anos. Já mais recentemente, deu início ao teste do recurso que permite comprar itens a partir dos Stories. 

A ideia é que com o tempo, o Facebook poderia introduzir mais ferramentas para comerciantes que estão construindo seus negócios no Instagram e, claro, expandir novas oportunidades de receita.

Vale lembrar que um IG Shopping não seria o primeiro "spin-off" do Instagram. O IGTV foi lançado em junho deste ano para concorrer com o YouTube .