Microsoft redesenha Skype mais uma vez e elimina o recurso clone do Snapchat

Da Redação
04/09/2018 - 09h01
Companhia admite que o redesenho radical liberado há um ano não agradou usuários e que a nova versão visa entregar o que o Skype faz de melhor: ligações e videochamadas

A Microsoft está redesenhando o Skype mais uma vez. A companhia vem aprimorando o aplicativo de videochamadas há alguns anos e, no ano passado, liberou o seu maior redesign que trouxe aos usuários um recurso inspirado no Snapchat chamado de "Highlights".

Mas parece que a companhia precisou voltar atrás para simplificar o Skype. E o motivo para isso é, bem, a base de usuários da ferramenta não se interessou muito pela novidade. "As chamadas se tornaram mais difíceis de executar e o Highlights não repercutiram na maioria dos usuários", explicou o diretor de design do Skype, Peter Skillman em uma publicação no blog da Microsoft. "Precisamos dar um passo atrás e simplificar", completou.

Os aplicativos móveis do Skype foram redesenhados para remover recursos redundantes que ninguém usa e que confundem a interface do usuário. No desktop, a Microsoft está movendo bate-papos, chamadas, contatos e notificações para o canto superior esquerdo da janela para fornecer um local central para navegação.

Já para o celular, a companhia está mudando para três botões na parte inferior do aplicativo: bate-papos, chamadas e contatos. A Microsoft ainda informa que usuários poderão fazer o download de todos os Highlights que publicados até 30 de setembro de 2018.

Skype-UI-updates-interna

Skillman diz que o time responsável pelo Skype está ouvindo o feedback dos usuários. "Estamos totalmente comprometidos em melhorar a experiência do Skype com base no que você está nos dizendo", escreveu.

A reformulação radical do Skype no ano passado não se saiu muito bem, com muitos usuários se queixando das mudanças que aproximaram o Skype do Snapchat.

Em seu post, a Microsoft tenta acalmar os desapontados. "Nós estamos redesenhando as razões pelas quais a maioria das pessoas utiliza o Skype - para fazer ligações, com frequência vídeos, e ou enviar mensagens", garantiu Skillman.  

A interface agora será mais limpa, eficiente e funcional, prometeu a companhia.