Como recuperar e-mails excluídos no Gmail e Outlook

Laurie Clarke, Computerworld UK
09 de agosto de 2018 - 08h00
E-mails deletados ficam retidos durante um certo período na Lixeira, mas mesmo depois do prazo de expiração, há ainda uma alternativa que pode ajudá-lo

Todo usuário pode, acidentalmente, jogar um e-mail no lixo. Mas não é preciso se desesperar. É possível colocar a mensagem de volta à caixa de entrada, tanto no Gmail quanto no Outlook e, mesmo quando tudo parecer perdido, ainda há a possibilidade de entrar em contato com a fornecedora do serviço. Ensinamos como fazer isso abaixo.

Como recuperar e-mails excluídos no Gmail 

É bem provável que você já tenha consciência disso, mas ao excluir um e-mail, ele é imediatamente transferido para a "Lixeira". Isso te dará uma janela de 30 dias para recuperar esses e-mails antes que sejam excluídos para sempre. 

Ao perceber uma exclusão acidental, basta ir em "Lixeira", localizar o e-mail, clicar com o botão direito e em “mover para” no local em que o e-mail deve ser arquivado, seja na caixa de e-mail ou outra pasta. 

Mas, se o usuário só perceber o erro após 30 dias, há uma boa chance da mensagem ter sido irrevogavelmente excluída. Mas é ainda possível enviar uma solicitação nesta página do Google - Minhas mensagens desapareceram. Preencha então o formulário e envie à equipe de suporte do Google.

Como recuperar emails excluídos no Outlook 

Da mesma forma que no Gmail, o Outlook também tem a caixa "itens excluídos", para e-mail excluído, ou outro item como um contato ou evento da agenda. Depois de localizar a mensagem excluída, basta clicar em restaurar. Essa pasta também pode ser rotulada como "trash", dependendo da versão do Outlook usada. 

Se não for possível localizar o email na pasta de itens excluídos, ele pode estar na pasta “Itens Recuperáveis” (disponível em algumas versões do Outlook). Ele é geralmente oculta e é onde os emails são direcionados ao excluir um item da pasta de itens excluídos, esvaziar a pasta de itens excluídos ou excluir permanentemente um item pressionando Shift + Delete. 

Para usuários da versão que suporta a pasta de itens recuperáveis, depois de clicar na pasta "Itens excluídos", é preciso verificar se a guia "Início", na parte superior da página, está selecionada, e verá a opção "Recuperar itens excluídos do servidor”. Se essa opção não aparecer, a versão do Outlook não suporta essa opção. 

Depois de todos esses passos, o usuário verá uma lista de todos os e-mails que pode recuperar. Basta selecionar o e-mail que desejar, clicar em “Restaurar itens selecionados” e depois em “Ok”. 

Se o e-mail não estiver disponível, o servidor deverá ter cópias de backup, mantidas durante um curto período de tempo. Ao fazer contato com o suporte, pode ser possível recuperar a mensagem.