Um novo plug-in no Chrome promete barrar 'haters' e mensagens de ódio na internet

Da Redação
02 de agosto de 2018 - 13h00
Iniciativa da plataforma de seguros Youse é uma espécie de 'seguro contra haters'; Download do plug-in é gratuito

E se toda a internet fosse um campo onde as pessoas não destilassem comentários abusivos ou ainda de ódio? Apesar de soar como uma utopia hoje em dia, a Youse, plataforma de vendas de seguros online da Caixa Seguradora, espera criar uma web, digamos, menos inóspita ao lançar um plug-in para isso. 

A iniciativa batizada de “Seguro contra Haters” é indicada para proteger usuários de mensagens de ódio da internet, uma vez que ativado esconde tais comentários. O plug-in está disponível para download gratuito no Google Chrome e um site (segurocontrahaters.com.br) reúne informações adicionais sobre o seguro e a ação.

"Temos como objetivo dar aos nossos clientes a liberdade para que eles façam as suas próprias escolhas. Com essa ferramenta, queremos proteger as pessoas das mensagens de ódio e deixá-las seguras”, destaca Leandro Claro CMO da Youse.

Como funciona

A solução, desenvolvida pela Youse em parceria com a Superare, irá mapear os conteúdos online e, ao identificar palavras ou expressões de ódio, irá escondê-los. “Desenvolvido em JavaScript com Jquery. Na parte de back-end temos uma API em nodeJs, que se encarrega de analisar os dados coletados e os adiciona na base de dados MongoDB. Todos os serviços estão hospedados na plataforma do Google Cloud Platform (GPC)”, explica Rafael Peronde, gerente de projetos da Superare, empresa parceira no desenvolvimento da ferramenta.

O “Seguro contra Haters” faz parte de uma ação de social media criada pela agência Ana Couto para a Youse, que tem como personagens o Supla e a Jojo Todynho. Com ativação feita das redes sociais dos cantores, a ação faz parte da campanha institucional da Youse, que será lançada em 20 de agosto.