Facebook lança recurso para assistir a vídeos em grupos

Da Redação
26/07/2018 - 19h00
Watch Party permite convidar amigos para assistir a vídeos, ao vivo ou gravados, na rede social e interagir um com os outros ao mesmo tempo

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (26) o lançamento global do recurso Watch Party, que permite a participantes de um grupo assistirem juntos a vídeos - ao vivo ou gravados - e interagirem com o conteúdo exibido a partir de diferentes telas. 

A primeira vez que a ferramenta foi anunciada foi durante a conferência para desenvolvedores do Facebook, a F8. Na ocasião, o CEO Mark Zuckerberg até fez piada com a sua sabatina no Congresso para falar sobre o Watch Party: “Vamos dizer que seu amigo está testemunhando no Congresso”, disse o executivo na época.  

Uma vez que a Watch Party é iniciada, os participantes do Grupo podem ver os vídeos interagindo uns com os outros ao mesmo tempo. A empresa já lançou alguns testes com grupos e disse que os mesmos encontraram valor na plataforma para sediar Q&As (sessão de perguntas e respostas) sobre hobbies, compartilhar detalhes de bastidores de um vídeo, trocar dicas e truques para atividades como decoração, reformas ou ainda tutoriais de maquiagem em tempo real e afins.

Apesar de não ser um recurso de videoconferência propriamente dito, com o Watch Group, o Facebook aposta também em uma alternativa ao Skype. "Alguns descreveram essa forma compartilhada de assistir a vídeos como uma maneira de diminuir a distância entre amigos e familiares que não podem estar fisicamente por perto", escreveu a companhia por meio de nota. 

A rede social também está adicionando um recurso de crowdsourcing, que permite a qualquer pessoa sugerir vídeos para o apresentador incluir na Watch Party.