Alguns problemas e aplicativos podem estar deixando sua internet lenta

Jim Martin, TechAdvisor
09/07/2018 - 18h06
Às vezes, trata-se de um adaptador com defeito ou ainda um padrão de Wi-Fi equivocado; Reunimos aqui alguns dicas que valem a pena testar para melhorar a qualidade da sua conexão

Reprodução IT Crowd/Channel 4

Os problemas de banda larga são bastante comuns, mas, a menos que seja um problema sério com o provedor, um simples reinício do roteador geralmente resolve. Mas e se tudo estiver funcionando bem, exceto em apenas um PC ou laptop?

Existem algumas possibilidades, mas antes de comprar um novo roteador, um adaptador Wi-Fi ou reinstalar o Windows, aqui estão algumas ações que podem ajudar:

Redefinir o adaptador de rede

Vale a pena fazer isso apenas para ver se é o adaptador com defeito. Ele pode ser desabilitado e reiniciado no adaptador no Painel de Controle (Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento > Alterar configurações do adaptador).

Ao clicar com o botão direito na conexão que está sendo usada, aperte Desativar. Deixe alguns segundos e clique duas vezes para ativá-lo novamente. Reiniciar o computador pode ter o mesmo efeito. No Windows 10 é preciso escolher Reiniciar, não Desligar, porque o último salva o estado do sistema e não fecha tudo.

Se isso não funcionar, podem ser executados alguns comandos. Ao iniciar o CMD.exe ou o PowerShell – dependendo da versão do Windows, digite (ou copie e cole no caso do Windows 10) esses três comandos, pressionando Enter após cada um:

netsh winsock redefinir catálogo

netsh int ipv4 redefinir reset.log

netsh int ipv6 redefinir reset.log

Aplicativos que diminuem a conexão

Se nada disso ajudou, pode ser que um aplicativo esteja diminuindo a velocidade de conexão. Alguns aplicativos funcionam um pouco como as configurações de QoS do roteador e priorizam jogos ou streaming de vídeo sobre outras coisas, como transferências de arquivos ou navegação na web.

Se a pessoa tiver uma placa de vídeo AMD ou um processador AMD, deve buscar em sua lista de aplicativos instalados o Quick Stream. Isso é projetado para "moldar" o fluxo de tráfego de rede. Mas ele também pode fazer com que certas coisas corram extremamente devagar. O usuário pode desinstalar o aplicativo ou impedir sua execução.

Caso não consiga ver o AMD Quick Stream sendo executado no Gerenciador de tarefas (ou na lista de aplicativos instalados), ele pode ser encontrado em outros processos ou aplicativos que possam afetar sua velocidade da Internet.

Outros aplicativos que podem retardar a conexão incluem:

AVG Web Tuneup

ASUS GameFirst

LAN Optimizer

XFast LAN

O que mais pode ajudar?

Desinstalar o driver da placa gráfica. Alguns proprietários de cartões da Nvidia descobriram que sua velocidade de conexão aumenta quando o driver da placa gráfica é desinstalado.

Apesar de não ser uma boa solução, pode valer a pena mudar para uma conexão com fio para ver se aumenta a velocidade com a reinstalação dos drivers. Se sim, e o usuário quiser usar o Wi-Fi, ele pode tentar mover o adaptador para longe do computador - usando um cabo de extensão USB, por exemplo - ou até mesmo comprar um cartão Wi-Fi de 5GHz e tentar usar essa frequência.

Alguns usuários descobriram que a escolha de um padrão Wi-Fi mais lento faz com que a conexão seja executada mais rapidamente. Parece contraditório, mas funciona em alguns casos.

Para tentar isso, siga estas etapas:

Procure o Gerenciador de dispositivos no menu Iniciar e execute-o.

Encontre adaptadores de rede na lista e clique para expandi-lo.

Clique com o botão direito no adaptador que usado para se conectar à Internet.

Escolha Propriedades e vá para Avançado.

Olhe através da lista e encontre a opção que permite escolher a velocidade ou o padrão Wi-Fi.

Em vez de configurá-lo para 802.11b/g/n, tente selecionar 802.11b/g.