12 dicas para você aproveitar ao máximo o Google Fotos

IDG News Service
05 de julho de 2018 - 18h30
Recursos como o Google Lens, Edição de vídeos e filmes e guia assistente fazem da ferramenta muito mais útil do que apenas para fazer backup

Com o Google Fotos, é possível fazer backup de todas as fotos gratuitamente e até imprimi-las. Mas, o que poucas pessoas sabem, é que a ferramenta tem outras funcionalidades bem úteis. Na lista a seguir, separamos algumas delas: 

1. Separe suas fotos favoritas 

O Google Fotos facilita salvar as suas fotos, mas provavelmente há algumas que o usuário gosta mais que outras. Para separá-las, é possível colocá-las como favoritos. Para isso, basta visualizá-la e procurar a estrela na parte superior da tela. Este é um álbum especial visível apenas para o usuário dentro do Google Fotos. 

2. Guia Assistente 

Na guia “Assistente”, há sugestões básicas de manutenção, como o arquivamento de captura de telas ou recibos. Ela também gera edições sugeridas para as fotos. Por exemplo, a pessoa pode obter uma versão filtrada divertida de uma foto ou uma pequena colagem de imagens semelhantes. Ao ver algo de que gosta na guia Assistente, basta tocar no botão "Salvar" para adicioná-lo à biblioteca. 

3. Criar colagens personalizadas 

Na aba do Assistente, o usuário provavelmente verá colagens. Caso ele deseje fazer sua própria colagem, existem ferramentas para isso no aplicativo. Para isso, abra o menu flutuante e selecione Colagem. Pela guia Assistente, é preciso tocar em Colagem na parte superior da tela. São escolhidas entre duas e nove fotos e, infelizmente, não é possível ter controle sobre quais imagens vão em cada quadro. 

4. Google Lens 

O Google usa o aprendizado de máquina para catalogar todas as fotos no Google Fotos, mas o usuário pode ir além com o Google Lens. Esta ferramenta de análise de imagem vai além de simplesmente descobrir o que está em uma foto. Para usar o Lens, encontre uma imagem para analisá-la e expandi-la para tela cheia. Em seguida, toque no ícone Lens na parte inferior da tela para ativar a rede neural do Google na imagem. Atualmente, o Lens é ótimo em identificar livros, logotipos, pontos de referência, endereços e algumas coisas mais específicas, como raças de cães. 

5. Editar vídeos e filmes 

google-edit-videos-625

As fotos recebem a maior atenção, mas a plataforma também faz o backup de seus vídeos. O Google até incluiu algumas ferramentas básicas de edição de vídeo no aplicativo. Essas ferramentas vêm em duas versões. Ao olhar para um vídeo, há o botão de configurações na parte inferior da tela. Essa página permite girar e estabilizar o vídeo. 

A outra interface de edição está na seção de criação de filmes do aplicativo, acessível no menu flutuante na guia principal. A pessoa pode escolher um ou mais vídeos (em “Selecionar fotos e vídeos”) e depois juntá-los, editá-los e exportá-los como um novo arquivo. 

6. Liberar armazenamento 

Para quem precisa de espaço no celular, o Google Fotos é uma ótima ferramenta. Basta rolar até a parte superior da guia principal e tocar na linha que diz "Libere [a quantidade de espaço] do dispositivo". Depois de confirmar o pop-up, o Google Fotos removerá todas as fotos e os vídeos que já foram copiados para a nuvem do Google. 

7. Nome das pessoas 

A detecção de rosto foi um dos primeiros exemplos de aprendizado de máquina do Google Fotos. Desde o início, pode-se abrir a interface de pesquisa de fotos, digitar "pessoas" e ver agrupamentos de todos os rostos que normalmente aparecem nas fotos. 

Para adicionar os nomes das pessoas é preciso abrir a tela de pesquisa e digitar "people" - o aplicativo deverá sugerir People & Pets. Ao tocar na seta ao lado da linha de retratos, abre uma série de miniaturas de todos os rostos comuns que aparecem nos arquivos. Ao tocar no rosto da pessoa, é possível adicionar o nome dela. 

8. Fotos selecionadas 

O Google Fotos facilita salvar todas as fotos tiradas, mas isso pode resultar em muitas fotos. Para selecionar várias fotos, por exemplo, para exclusão em lote, a maneira padrão na maioria dos aplicativos é pressionar e pressionar os itens adicionais. No entanto, a seleção no Google Fotos é mais fácil. 

Para selecionar várias fotos, basta pressionar e arrastar para cima ou para baixo. As fotos serão selecionadas e quanto mais a pessoa arrastar, mais rápidas as fotos serão selecionadas. Ao liberar, é possível tocar em fotos individuais para adicioná-las ou removê-las da seleção. 

9. Bibliotecas compartilhadas 

Uma adição recente do Fotos que realmente mostra o aprendizado de máquina do Google é o "Compartilhar sua biblioteca Com ele, uma biblioteca inteira pode ser compartilhada com outra pessoa. 

A pessoa pode decidir quais contatos deseja incluir no compartilhamento. Após selecionar o destinatário, o aplicativo solicitará quais os parâmetros de compartilhamento. A configuração padrão é "Todas as fotos", mas a pessoa pode limitar o compartilhamento apenas a fotos de pessoas específicas. Pode ser definida, também, uma data a partir da qual as fotos serão compartilhadas. 

10. Compartilhando links 

Ao compartilhar uma foto no Google Fotos, ela aparece no menu de compartilhamento padrão do Android. No entanto, há uma opção especial escondida lá. Ao tocar em "Criar link", ele cria instantaneamente um link que funciona para qualquer pessoa com o URL. Isso funciona com várias imagens, e também há uma alternância para permitir que outras pessoas adicionem fotos ao álbum nesse link. 

11. Álbuns compartilhados 

O primeiro passo para compartilhar o álbum é escolhê-lo. O álbum pode ter sido feito manualmente ou gerado automaticamente. Ao visualizar o álbum, toque no botão de compartilhamento na parte superior da tela. O usuáriopode usar qualquer método que desejar para permitir que as pessoas vejam as fotos, mas ao scolher a opção direta de compartilhamento de fotos no Google Fotos, permite que outras pessoas adicionem fotos ao álbum, além de todos serem notificados quando novas fotos forem adicionadas. 

12. Arquivando fotos 

O Google Fotos faz o upload de tudo e, às vezes, o usuário não quer que todas as coisas no feed principal. Para isso, é possível arquivar fotos de maneira fácil: ao abri-las ou selecionadas, basta clicar em Menu > Arquivo. As fotos arquivadas permanecem no arquivo privado, acessível através do menu de navegação. As imagens arquivadas são mantidas em qualquer álbum compartilhado, mas não sobrecarregam o feed principal.