Falha em app da Samsung envia fotos para contatos aleatórios sem sua permissão

IDG News Service
03/07/2018 - 15h38
Usuários da linha Galaxy S reportaram que seus aparelhos têm enviado fotos do rolo da câmera; Samsung disse que está investigando o problema

Se você possui um novo Samsung Galaxy S9, você provavelmente recorre ao aplicativo nativo Samsung Messages para encaminhar algumas mensagens de texto. O serviço de mensagens padrão em todos os novos telefones Galaxy permite que você envie mensagens de texto para seus amigos e familiares com recursos modernos e pesquisa avançada, além de se integrar a todos os outros aplicativos da Samsung. Em suma, se você está trancado no ecossistema da Samsung, você tem todos os motivos para usá-lo.

Mas agora há uma - boa - razão para não usá-lo. Segundo reportagens, o aplicativo tem enviado fotos para contatos aleatórios sem a permissão do usuário, um problema de privacidade massivo e um possível constrangimento para as vítimas do bug. Não está claro o quão difundido é esse problema, mas ele é grande o suficiente para garantir mais de 200 comentários neste tópico do Reddit.

A Samsung diz que está investigando o problema. A empresa também solicita que os usuários afetados liguem para a linha de suporte da empresa com qualquer reclamação. Mas até que se lance uma correção - ou até mesmo uma explicação -, saiba o que você pode fazer para limitar qualquer dano à sua vida pessoal:

Revogar o acesso das mensagens às suas fotos

Como o Samsung Messages está presumivelmente acessando suas fotos diretamente por meio do aplicativo, você pode desativar seu acesso diretamente na origem. Abra o aplicativo Configurações no seu telefone e selecione Aplicativos> Mensagens > Permissões para desativar o acesso do app ao armazenamento do seu telefone. Isso deve impedir que ele consiga ver suas fotos quando tentar acessá-las.

Alterar seu aplicativo de mensagens padrão

Não é possível excluir o Samsung Messages do seu telefone, mas você não precisa usá-lo para enviar mensagens no seu celular com o Galaxy. As opções são abundantes na Play Store, incluindo o Facebook Messenger, o WhatsApp e vários outros. Mas a sua melhor (e mais segura) aposta é o Android Messages. Você pode fazer o download da Play Store gratuitamente e também há um novo componente da web que permite enviar mensagens de texto a partir do seu PC.

Para alternar para um aplicativo de mensagens padrão, faça o download do novo aplicativo primeiro e, em seguida, acesse Configurações. Selecione Aplicativos, toque no botão de menu no canto superior direito, escolha Aplicativos padrão e, em seguida, Aplicativos de mensagens. Você verá uma lista de todos os aplicativos de mensagens instalados no seu telefone e poderá selecionar qualquer um deles como o novo padrão.

Excluir fotos do aplicativo Galeria

Embora não tenhamos certeza de como o Samsung Messages está acessando suas fotos, temos 99,9% de certeza de que o Google Fotos não é o problema. Então use isso: depois de fazer o backup das fotos do seu telefone para os servidores na nuvem do Google, você pode excluí-las com segurança do aplicativo Galeria. Abra o aplicativo, pressione e segure em uma foto até que uma marca de seleção apareça, toque no botão 'Todos' no canto superior esquerdo e selecione Excluir. Enquanto você estiver nesse processo, você pode desligar o Samsung Cloud em Configurações, também acessível através do menu no canto direito. Dessa forma, mesmo que o Samsung Messages seja desonesto, não haverá fotos para ele enviar.

> Acompanhe o IDG Now! também nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram