Globo nega pedido contra memes no Twitter; rede social devolve contas

Da Redação
22 de junho de 2018 - 12h00
Em nota, emissora negou acusações de que teria pedido para o Twitter retirar montagens com imagens das suas atrações.

Nesta semana, diversos usuários brasileiros do Twitter afirmaram que a Globo estaria tentando barrar a publicação de imagens e gifs sobre programas do canal na plataforma social. No entanto, a história ganhou novos capítulos nos últimos dias. 

Pouco depois das denúncias virem à tona, a Globo negou ter acionado os usuários contra a publicação dos conteúdos em questão no Twitter, conforme reportagem do UOL.  

“A Globo não solicitou a derrubada de nenhum dos conteúdos citados. A empresa tem um profundo respeito pelos seus fãs e pela maneira como se relacionam com a sua programação e trabalha todos os dias para que essa saudável dinâmica conviva com seu compromisso de defesa dos direitos autorais e de combate à pirataria”, afirmou a emissora em comunicado enviado ao site.

Twitter

Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, também do UOL, o Twitter já começou a devolver aos usuários as contas e os conteúdos que tinham saído do ar após as denúncias atribuídas inicialmente à Globo.

A rede social também se manifestou oficialmente sobre o assunto, em comunicado enviado ao UOL (veja abaixo), afirmando que, caso as denúncias tenham sido feitas por um perfil falso, o usuário terá de arcar com as possíveis consequências. 

“A Política de Direitos Autorais do Twitter estabelece formas e procedimentos a serem adotados nesse tipo de reclamação. O não cumprimento, por denunciantes, das premissas previstas na política os sujeita às medidas cabíveis.”