Estudo sugere que alta do Bitcoin foi causada por manipulação de preços

Da Redação
15 de junho de 2018 - 18h00
Novo relatório da University of Texas, nos EUA, aponta que token digital Tether teria sido usado pela bolsa Bitfinex para inflacionar valores de criptomoedas.

Um novo estudo da University of Texas, nos EUA, sugere que a alta dos valores de criptomoedas no último ano pode ter sido amplamente impulsionada por manipulação de preços. Para quem não lembra, o Bitcoin, a principal criptomoeda do mercado, chegou a ser negociado por cerca de 20 mil dólares no final de 2017.

Produzido pelos pesquisadores John M. Griffin e Amin Shams, do departamento de finanças da instituição de Austin, o relatório de 66 páginas sugere que uma ou mais pessoas da bolsa de criptomoedas Bitfinex (baseada em Hon Kong) teriam inflacionado os valores das moedas virtuais. 

Conforme o estudo, publicado em 13/6, quanto maior a quantidade de Tether (um token digital que é vinculado ao dólar) no mercado, mais subiam os preços das criptomoedas, “de forma parecida com o efeito inflacionário da impressão de mais dinheiro”.  

O levantamento, que usou algoritmos para analisar milhões de transações em registros públicos, também descobriu que cerca de metade do aumento de valor do Bitcoin no ano passado aconteceu poucas horas após o Tether ser passado para diferentes bolsas de criptomoedas.  

O documento da University of Texas não chega a conseguir confirmar a manipulação de preços, mas aponta padrões suspeitos neste sentido. Conforme os pesquisadores indicam, as bolsas de criptomoedas que ofereciam suporte ao Tether viram os preços de moedas digitais subirem mais do que nas bolsas que não ofereciam suporte ao token digital.

Até o fechamento da reportagem, o estudo já tinha registrado mais de 14 mil downloads e 47 mil visualizações. Clique aqui para acessar a pesquisa.

Posição da Bitfinex

A bolsa de criptomoedas Bitfinex enviou o seguinte comunicado ao Business Insider sobre o assunto: “A Bitfinex e o Tether não estão nem nunca estiveram envolvidos em qualquer tipo de manipulação de preço ou de mercado. A emissão de Tether não pode usada para impulsionar o preço do Bitcoin ou de qualquer outra moeda/token na Bitfinex”.