Steam vai deixar de funcionar em PCs com Windows XP e Vista em 2019

PC World / EUA
14 de junho de 2018 - 10h00
Valve anunciou nesta semana o fim do suporte para os sistemas já antigos, que foram aposentados entre 2014 e 2017 pela Microsoft.

A plataforma de games Steam deixará de suportar os sistemas Windows XP e Vista a partir de 1º de janeiro de 2019, conforme anunciado pela Valve nesta semana.

E esse prazo não é apenas para updates de recursos. Caso você esteja usando uma máquina com uma dessas versões antigas do Windows, o Windows não funcionará de nenhuma maneira no seu PC.

Para efeito de comparação, a Steam suportou os sistemas operacionais legado por muito mais tempo do que a maioria dos softwares do mercado, mas a Valve diz que agora é preciso deixá-los para trás.

“Os mais novos recursos do Steam dependem de uma versão incorporada do Google Chrome, que não funciona mais em versões antigas do Windows”, afirmou a empresa em uma nota sobre a mudança. “Além disso, futuras versões do Steam exigirão atualizações de recursos e segurança do Windows presentes apenas no Windows 7 e versões mais recentes.”

Vale notar que apenas 0,23% dos usuários do Steam rodam o Windows XP (32-bit), e nenhuma outra instalação do XP ou do Vista aparecem na pesquisa de hardware e software da Valve.

A Microsoft aposentou o Windows XP em 2014 e o Windows Vista em 2017.