Microsoft anuncia saída dos fóruns de suporte do Windows 7 e Office 2013

Computerworld / EUA e Redação
12 de junho de 2018 - 11h30
A partir de julho, empresa deixará de monitorar e responder proativamente às perguntas dos consumidores nos fóruns da Microsoft Community.

Sem alarde, a Microsoft disse para os usuários que vai deixar de participar dos fóruns de suporte on-line voltados às perguntas dos consumidores sobre o Windows 7 e diversos outros produtos. O anúncio, que a Microsoft publicou no final de semana em diversos dos fóruns afetados, aponta que a mudança acontecerá efetivamente no próximo mês.

“A partir de julho de 2018, os fóruns da Microsoft Community listados abaixo vão mudar o âmbito do suporte e a equipe da Microsoft não fornecerá mais suporte técnico neles”, afirmou a empresa de Redmond em mensagens idênticas. “Não haverá mais reviews, monitoramento, respostas ou marcações de respostas em perguntas de forma proativa.”

Além do Windows 7, os outros produtos que também serão afetados por essa mudança incluem o Windows 8.1 e Windows 8.1 RT, Office 2010 e Office 2013, o programa de antivírus Security Essentials e as primeiras versões dos aparelhos Surface e Surface Pro 2 em 1. 

Em algumas das mensagens, a Microsoft aponta que a interrupção impacta “produtos que chegaram ao fim do suporte” – mas alguns softwares como Windows 7 e 8.1 ainda possuem alguns anos restantes antes de serem oficialmente aposentados. 

Os fóruns de discussão, que ficam sob o guarda-chuva do site chamado Microsoft Community (localizado na URL answers.microsoft.com), consistem principalmente em perguntas e respostas de ponta a ponta. Mas os funcionários da Microsoft postam nos tópicos, fornecendo esclarecimentos, soluções para problemas, e, em alguns casos, desculpas por bugs e coisas do tipo.

Os comentários da Microsoft, que são considerados a linha “oficial” da empresa nos assuntos em discussão nos fóruns, é o que será retirado em julho. Outras formas de suporte, incluindo atualizações de segurança, continuarão até que o cronograma da companhia – chamado de ciclo de vida de suporte – apontar que os produtos chegaram à aposentadoria. É possível ver as datas de fim de ciclo dos produtos da Microsoft ao fazer buscas por essa base de dados.

Empresas

Como Susan Bradley apontou, a coleção de fóruns de suporte voltados para empresas, chamada TechNet, continuará funcionando sem alterações. “Tenha em mente que o foco do answers.microsoft.com são os consumidores, não as empresas”, respondeu Bradley após a Computerworld dos EUA enviar um e-mail pedindo por um comentário sobre o assunto. “Quem costuma fazer posts com foco em empresas deve continuar acessando os fóruns TechNet.”

Bradley é conhecida entre os usuários do Windows por sua expertise sobre os processadores de patches da Microsoft: ela escreveu por anos sobre o assunto para a newsletter Windows Secrets e modera a lista de e-mails PatchManagement.org.

Vale lembrar que o Windows 7 será oficialmente aposentado em janeiro de 2020. O sistema lançado em 2009 ainda é usado por mais de 40% dos usuários de computadores no mundo, segundo dados recentes da Net Applications.