Google Assistente conseguirá fazer reservas e pedir táxi em português

Da Redação
11 de junho de 2018 - 15h10
Companhia anunciou integração com novos parceiros; Assistente conseguirá fazer transações para pedir comida pelo iFood​, comprar ingressos de cinema e solicitar carros do 99

O Google está ampliando as capacidades do seu Assistente para o português. Pela primeira vez, usuários brasileiros conseguirão usar o serviço para reservar mesas pelo app Restorando e fazer transações, seja para pedir comida pelo iFood​, comprar entrada de cinema pelo Ingresso.com ​ou chamar um carro pelo 99​. 

As novidades fazem parte de um trabalho com mais de 30 parceiros no Brasil para trazer novas ações para o Assistente, diz o Google. Os esforços da gigante de tecnologia para o mercado brasileiro refletem a demanda local. Isso porque, o Brasil está entre os três mercados que mais usam o assistente inteligente em smartphones em todo o mundo - sendo o português brasileiro o segundo idioma mais utilizado, ficando atrás apenas do inglês. 

A companhia também anunciou  uma parceria com a Vivo ​para lançar a assistente virtual da operadora, a Aura, no Google Assistente. Usando comandos de voz, clientes da operadora conseguirão consultar a fatura, saldo, uso de dados do seu plano, entre outras coisas, pelo serviço do Google. A novidade estará disponível a partir de setembro. 

O Google Assistente utiliza inteligência artificial para executar tarefas e, inicialmente, era restrito aos próprios apps da companhia, como o Maps, Gmail e YouTube. Atualmente, já existem mais de 1 milhão de ações que podem ser feitas com a plataforma no mundo. Usuários conseguem usar comandos de voz para enviar mensagens no WhatsApp,​ ouvir músicas no Spotify​, ver vídeos no YouTube​, além de pedir para o Netflix​ rodar seus filmes ou séries favoritas​. Outra novidade é que os brasileiros poderão, nos próximos dias, usar o assistente para ouvir notícias de veículos da imprensa local.

Na última semana, durante o Google for Brasil, a companhia também anunciou o Google Assistente para Android Oreo (Versão Go) em português. Esta novidade faz parte do lançamento dos primeiros smartphones de entrada com Android Oreo (Versão Go), uma versão otimizada para aparelhos com memória RAM entre 512MB a 1GB, no mercado brasileiro. Agora, os usuários de smartphones de entrada terão acesso ao assistente.