Google Busca ganha novos recursos para acompanhar jogos e eleições no Brasil

Da Redação
08 de junho de 2018 - 11h00
Google Assistente também está preparado para responder, em português, dúvidas sobre o Mundial

O Google renovou o seu serviço de buscas para entregar informações mais contextualizadas tendo em vista a iminência da Copa do Mundo e as Eleições no Brasil.

Com vistas no mundial, entre as novidades, está a habilidade de fixar o placar de jogos na tela inicial do Android. A ferramenta foi desenvolvida pelo time de engenheiros brasileiro, mas já se encontra disponível para usuários do mundo todo. 

Agora, além dos quadros que incluem estatísticas, notícias e a programação do evento, os usuários vão encontrar um novo “espaço” com fotos, comentários e as jogadas importantes dos jogos em tempo real, direto do motor de buscas.

Além disso, pela primeira vez, em parceria com a FIFA e emissoras de TV em mais de 100 países, imediatamente após cada jogo, vídeos resumindo os destaques de cada partida estarão disponíveis diretamente na Busca. 

O Google Assistente também está preparado para responder a perguntas sobre a copa e incluirá informações contextuais como: “qual time será deixado de fora com esse resultado” ou “quantas vezes os dois países se enfrentaram”. 

google-eleicoes

Eleições

Outras novidades foram anunciadas para o motor de buscas durante o Google for Brasil, evento que aconteceu em São Paulo nessa quinta-feira (7). Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia do Google para América Latina, falou sobre a evolução da experiência de Busca para as eleições deste ano. 

“Nesta eleição, os usuários poderão se manter atualizados sobre as principais datas, os candidatos e outras notícias importantes do processo de votação, tudo isso na Busca do Google. Com informações certas e confiáveis ao seu alcance, esperamos que fique um pouco mais fácil fazer a escolha certa na hora de votar”, afirmou Ribeiro-Neto. 

Com apoio e suporte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será possível pesquisar pelo nome dos mais de sete mil candidatos estimados que estarão concorrendo a postos em nível federal neste processo eleitoral e ter acesso às informações e notícias mais relevantes sobre eles. 

Cada candidato à Presidência poderá postar suas prioridades de campanha diretamente no Google, permitindo que o eleitor veja seus posicionamentos. 

A companhia também anunciou parceria com a Band para a transmissão ao vivo do primeiro debate presidencial da TV com exclusividade no YouTube, no dia 9 de Agosto. No dia da votação, os cidadãos poderão acompanhar em tempo real os resultados da apuração e a evolução do seu candidato.