É golpe: mensagem que alerta sobre suposto abuso e bloqueio do Instagram

Da Redação
06/06/2018 - 18h15
Usuários têm recebido e-mail que informa suposto bloqueio da rede social, caso não clicar em link. Endereço, entretanto, leva a download de vírus

Cibercriminosos têm se aproveitado da popularidade do Instagram para endereçar uma nova campanha de phishing. Segundo a página de cibersegurança Defesa Digital, usuários da rede social estão recebendo uma mensagem que alerta sobre um suposto chamado de abuso e possível bloqueio de conta. Entretanto, trata-se de um golpe.

"Oi, temos um chamado aberto para sua conta sobre abuso, nos termos de política e privacidade em nossa comunidade, contudo sua conta pode ser suspensa. Você tem até 72 horas para responder aos atos que foi citado. Se você ignorar essa mensagem, você poderá ter sua conta cancelada", diz a íntegra do texto.

instagram-mensagem-1

A mensagem traz um link convidativo a clicar. Entretanto, ao fazê-lo um malware será instalado. Segundo a Defesa Digital, o arquivo em questão pode roubar dados pessoais e bancários e até mesmo controlar o computador do usuário. 

Da mesma forma que outras campanhas de phishing, a recomendação dos especialistas é não clicar em links de remetentes desconhecidos, tampouco responder a tais mensagens.

Erros gramaticas e de ortografia também dão um indício de que a mensagem pode ser mais uma tentativa de capturar dados sensíveis.