Apple TV 4K finalmente recebe Dolby Atmos com novo tvOS 12

Macworld / EUA
04/06/2018 - 17h51
Update anunciado durante a WWDC 2018 também traz funcionalidade Zero Sign-on, que avança o Single Sign-on do tvOS 11.

Com o tvOS 12, a Apple TV 4K finalmente recebe as melhorias necessárias para ser o melhor aparelho de streaming do mercado. Anunciado durante a keynote de abertura da WWDC 2018, nesta segunda, 4/6, o suporte ao Dolby Atmos é um dos destaques, mas o recurso Zero Sign-on pode ser o avanço mais importante no sentido de facilitar o uso das set-top boxes.

Dolby Atmos

A Apple TV 4K foi lançada no ano passado com alguns problemas, sendo o HDR e “engasgos” na mudança de taxas de frames alguns dos principais deles. Updates posteriores do iOS resolveram essas questões, mas ainda havia um recurso em falta: o suporte para áudio Dolby Atmos.

Com o tvOS 12, esse problema foi resolvido e o Dolby Atmos chega à Apple TV 4K. Tudo que você precisa para ter áudio imersivo totalmente 3D é de uma sound bar ou receiver compatível com o Atmos. Isso faz com que a Apple TV 4K seja a única set-top box do mercado certificada para Dolby Vision e Dolby Atmos.

A Apple também anunciou que os conteúdos da iTunes Store serão atualizados no final do ano com a maior seleção de filmes e séries habilitados para Dolby Atmos do mercado. Assim como na transição para 4K e HDR, todo o conteúdo existente nas bibliotecas dos usuários será atualizado para o Atmos sem custo adicional.

Zero sign-on

Um dos melhores recursos do tvOS 11 é chamado de Single Sign-on. Você adiciona as informações de login da sua provadora de TV a cabo à Apple TV. Caso um app suporte o recurso, então é possível fazer login com apenas alguns toques. Por exemplo, se a sua assinatura de TV a cabo te der acesso ao FXNOW, então é possível fazer login nesse app sem precisar digitar o nome de usuário e senha.

É um grande passo à frente, mas ainda um pouco trabalhoso. Com o tvOS 12, a Apple torna o processo totalmente simplificado com o recém-anunciado Zero Sign-on. Funciona assim: se a sua provedora de TV for a sua provedora de Internet (algo comum em países como EUA e Brasil, por exemplo), e a sua Apple TV estiver conectada à Internet por meio desse provedor, você pode fazer login automático em qualquer aplicativo da Apple TV a que o seu provedor te fornecer acesso. Apenas abra o app, e você estará logado, sem ser preciso digitar senhas ou configurar nada. 

A Apple diz que o Zero Sign-on chega ainda neste ano com suporte inicial da provedora Charter Spectrum nos EUA. Outras empresas ganharão suporte com o tempo, de acordo com a empresa – nenhuma informação sobre a disponibilidade da ferramenta no Brasil, por enquanto.

Ariel

Os vídeos protetores de tela em 4K da Apple, chamado de Ariels, são um daqueles pontos positivos da Apple TV 4K que os usuários não cansam. Com o tvOS 12, eles ficam ainda melhores. Será possível clicar no controle para ver o local em que cada clipe foi gravado.

E a Apple também adicionará uma nova série de vídeos chamada Earth, que reúne clipes feitos por astronautas no espaço, na Estação Espacial Internacional.