Instagram terá recurso semelhante ao Facebook para silenciar posts de amigos

Da Redação
28 de maio de 2018 - 16h05
Segundo empresa, funcionalidade visa tornar a rede social mais personalizável; Recurso permite silenciar além de fotos e vídeos, posts no Stories

O Instagram finalmente vai liberar um recurso que permite silenciar as fotos, vídeos e Stories daqueles que você não têm nenhum interesse de acompanhar, mas que, mesmo assim, acha um pouco indelicado parar de segui-los na plataforma. Batizado de Mute (mudo, em português), o recurso será liberado nas próximas semanas para usuários no Android e iOS.

A funcionalidade se dá de forma semelhante ao recurso "Deixar de Seguir", disponível no Facebook. Ao habilitá-la, você não exclui a pessoa em questão da sua rede de amigos ou daqueles que está seguindo na rede social, mas não é mais impactado pelas publicações da mesma na sua timeline. É algo que soa mais cordial do que parar de seguir alguém no Instagram. 

Como funciona

Para deixar de seguir as publicações de um determinado perfil, basta clicar no menu indicado por três pontos na lateral das imagens ou na configuração da página do usuário. O recurso "Mute" aparecerá e, uma vez acionado, os posts deixam de aparecer e só ficarão visíveis quando você entrar na conta da pessoa silenciada. 

O Instagram garante que as pessoas que forem silenciadas não irão ser notificadas sobre a ação e esta pode ser reativada - da mesma forma discreta - caso o usuário queira voltar a visualizar a documentação do outro. Vale ressaltar que mesmo se um  usuário silenciado por você  marcá-lo em alguma publicação, você será notificado. 

A rede social afirmou que a novidade visa ajudar usuários a personalizarem aquilo que querem ver. "Nosso objetivo é tornar o feed o melhor lugar para compartilhar e se conectar com as pessoas e interesses que você se importa", ressaltou a empresa em nota.