Buscas no Google sobre a nova GDPR já superam Beyoncé em popularidade

Da Redação
23 de maio de 2018 - 12h25
Nova lei de proteção de dados da UE entra em vigor nesta semana; Segundo Google Trends, interesse na GDPR vem crescendo desde o último dia 13

As buscas no Google sobre a nova lei de proteção de dados da União Europeia (GDPR, na sigla em inglês) andam mais populares que a própria Beyoncé. O site Quartz foi o primeiro a identificar a "migração" do interesse dos internautas. Para colocar isso em perspectiva, pense que a celebridade da qual falamos tem uma legião de fãs fiéis mundo afora - só em sua conta no Instagram, Beyoncé contabiliza mais de 100 milhões de seguidores e sua página no Twitter 15 milhões.

Mas claro, é compreensível que a chamada General Data Protection Regulation (GDPR) tenha atraído a curiosidade recente das pessoas - suas siglas têm feito manchetes mundo afora. Afinal, a nova lei entra em vigor no próximo dia 25 de maio e compromete a operação de muitas empresas, ainda mais na esteira de escândalos envolvendo o uso indevido de dados de usuários do Facebook por parte da consultoria Cambridge Analytica. 

beyonce-GDPR-1

Sobre as novas regras, companhias que utilizam dados de cidadãos europeus precisam obter explicitamente a permissão dos mesmos para operarem. A medida é válida, inclusive, para as empresas que estão fora do bloco. As multas para aquelas que ignorarem as medidas podem chegar a 4% do faturamento global. Entre outras regras, as companhias deverão dar a seus clientes a opção de inspecionar, corrigir e deletar seus dados caso eles queiram. 

De acordo com o Google Trends, o interesse na GDPR superou a curiosidade sobre a Beyoncé por volta do dia 13 de maio. Na ocasião, o Google ranqueou o interesse na celebridade a um valor de 29, enquanto a GDPR ganhou a pontuação 33. A previsão é que a popularidade da última se mantenha ainda nesta semana.